Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito ou débito: qual devo usar?

Afinal, qual a melhor forma de pagamento? Confira a resposta neste post!

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

Crédito ou débito? Esta é uma das perguntas que muitas pessoas não gostam de ouvir na hora de pagar algo. Se pretendia pagar no crédito, ao ouvir a palavra “débito” é normal que você fique em dúvida e, possivelmente, mude a forma de pagamento, e o mesmo vale para o contrário. 

Caso você não queira mais passar por isso, confira nossas dicas.

Principal diferença entre crédito e débito

O pagamento no crédito é processado no mesmo instante, porém, a cobrança só chegará depois através da fatura do seu cartão. Já no débito, o valor da compra é retirado diretamente da sua conta. 

Situações que você deve dar preferência ao crédito

O cartão é um ótimo aliado em alguns momentos do dia a dia, sem contar que algumas instituições financeiras oferecem recompensas por usá-lo.

Confira, abaixo, as situações que você deve dar preferência ao crédito. 

Orçamento apertado

O orçamento apertado é o principal motivo para você usar o cartão de crédito ao invés do de débito. Se o salário do mês não deu para comprar todas as coisas necessárias e sobrou pouco na sua conta, use o crédito para ganhar tempo até o valor gasto ser descontado de você.
É sempre bom ter uma reserva de emergência em sua conta para despesas não previstas. 

Parcelar

Quase todas as compras efetuadas no crédito podem ser parceladas. Isto muitas vezes pode ser um alívio para o seu bolso. 
Ao invés de pagar uma compra de valor significativo no débito, prefira parcelar no crédito. Porém, sempre tome bastante cuidado, para não sair parcelando tudo e acabar se endividando. 

Imprevistos

Imprevistos acontecem e, se sua reserva de emergência não for o suficiente para lidar com eles, então pague no crédito. 

É importante identificar o que é imprevisto de fato e o que pode ser resolvido de outra forma. Evite realizar dívidas que não poderão ser pagas.

Programa de pontos

Compras realizadas no crédito muitas vezes dão mais pontos em programas de fidelidade das instituições financeiras. O C6 Bank é um exemplo disso, que te bonifica um pouco mais por compras no crédito. 

A cada real gasto em uma compra no crédito do C6 Bank, você ganha 0,05 pontos no programa Átomos, mais do que no débito, que é oferecido apenas 0,03 pontos. 

Situações que você deve dar preferência ao débito

O cartão de débito é uma das formas de pagamento que mais se aproxima do pagamento com dinheiro em espécie. Por isso, muitas pessoas o preferem, saiba quais são as situações que de fato você deve dar preferência a ele. 

Descontos

Muitas lojas oferecem descontos para compras realizadas no débito ou no dinheiro em espécie. Como nessas duas formas de pagamento, a loja recebe o pagamento à vista, oferecer um desconto é uma vantagem para ambos. 

Por isso, é importante sempre realizar uma pesquisa detalhada sobre o valor do produto em diversas lojas. Converse com o vendedor sobre a possibilidade de desconto no pagamento desta forma. 

Controle de gastos

Realizar pagamentos no débito é uma boa forma de controlar os gastos. Desta forma, evitam-se imprevistos futuros, que te façam perder parte da renda e acabar não conseguindo pagar a fatura do seu cartão. 

É importante que a cada mês se planeje os gastos, mesmo que possa haver imprevistos. Desta forma, o controle de gastos se torna maior. 

Isenção de taxas

Não possuir cartão de crédito e efetuar suas compras somente no débito, isenta o cliente de algumas taxas cobradas, como a anuidade. 

Por fim, é importante frisar que nem todos os cartões de crédito cobram taxas mensais, portanto, sempre pesquise antes de solicitar um.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: gpoinstudio / Freepik