Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carteira do Idoso: como solicitar e como funciona?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Carteira do Idoso é um documento muito importante, uma vez que funciona como comprovação de renda para dar acesso a diversos benefícios. Aqui podemos incluir, por exemplo, o direito ao transporte interestadual gratuito, e o desconto de 50% em passagens.

Porém, nem todo mundo sabe como funciona essa carteira e como você pode solicitar este documento. É para isso que criamos este texto! Então, confira a seguir.

Carteira do Idoso: como solicitar e como funciona?

Dessa forma, como explicamos, a Carteira da Pessoa Idosa, ou Carteira do Idoso, pode oferecer alguns benefícios. Os principais são:

  • direito do acesso a transporte interestadual gratuito, sendo duas vagas por veículo;
  • desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.

Neste documento, será possível conferir diversas informações a seu respeito, além de um QR Code para verificar a validade da sua carteira do idoso. Este é um direito de qualquer pessoa com 60 anos ou mais,

Em outras palavras, essa carteira funciona como um benefício social, e que está inclusive previsto em Lei. Atualmente, sua validade é de 2 anos. E para ter acesso, é preciso apenas comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos, sendo hoje aposentados as pessoas que mais fazem uso deste documento.

Vale dizer que a Carteira do Idoso é válida em todo o país, sendo por lei obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes. Para ter direito, você apenas deve estar inscrito no Cadastro Único do governo, além de se enquadrar nos requisitos de renda e idade.

Por fim, para quem tiver interesse, é possível emitir a Carteira do Idoso pela internet! Para isso, acesse o site do governo e selecione a opção “Emitir Carteira”. Acesse sua conta gov.br, faça a identificação pessoal e clique em “Autorizar”. Depois, ache a opção “Emitir Carteira de pessoa idosa”, clique em “Ver Carteiras”, em “Validar” e, por fim, em “Relatório”. E pronto, sua carteira do idoso está pronta para uso!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.