Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carteira do idoso: guia prático para gerar o documento e receber vários benefícios

Quer saber como solicitar a sua Carteira do idoso? Clique aqui e confira um guia prático que criamos para você.

Para muitos beneficiários do INSS, a Carteira do Idoso não é novidade. Aos cidadãos com 60 anos ou mais e que recebem até dois salários mínimos mensais, é concedida essa vantagem.

Essa ferramenta confere uma série de benefícios, como descontos em compras e serviços essenciais, estacionamento preferencial e meia entrada em eventos. A Carteirinha do Idoso é voltada para todas as pessoas com mais de 60 anos, mais especificamente aquelas que não têm comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos.

Assim, para solicitar a carteira, é necessário que o indivíduo esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Em caso de não possuir o cadastro, basta contatar o CRAS mais próximo para realizá-lo. Quer saber como obter a sua? Então fique por aqui e confira as dicas que reunimos.

Carteira do idoso: saiba como solicitar a sua

Como solicitar a carteira do idoso
Imagem: @Karlyukav / Freepik

A solicitação da Carteira do Idoso pode acontecer pela internet, evitando os transtornos de deslocamento e filas. O processo é simples:

  1. Entre no site Gov.br;
  2. Clique na opção “iniciar”;
  3. Siga para “emitir carteira”;
  4. Em seguida, preencha os campos requisitados;
  5. Por fim, a carteira estará pronta para impressão.

Vale lembrar que a carteira do idoso tem a validade de dois anos. Por isso, é fundamental ficar atento para a data de vencimento e solicitar uma nova carteira antes do prazo se encerrar. Assim, o beneficiário não perderá nenhum dos direitos concedidos.

Veja também:

Tem como comprar carro sem entrada?

A medida visa estabelecer uma sociedade mais justa e igualitária, reconhecendo que é essencial garantir, valorizar e respeitar os direitos dos idosos.

Direitos garantidos

Com a Carteira do Idoso em mãos, o cidadão tem a oportunidade de desfrutar de vários benefícios. Entre eles, estão o direito a vagas preferenciais de estacionamento, meia-entrada em apresentações e até mesmo passagens interestaduais de ônibus gratuitas.

 A Carteirinha do Idoso é uma ferramenta que contribui para a garantia do respeito aos direitos da população idosa, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida para a parcela da sociedade mais experiente.

Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Olinda