Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é e como funcionam as carteiras de investimento

Com as instabilidades políticas e econômicas que têm cercado nossa sociedade nos últimos tempos, muito se tem debatido sobre a necessidade de economizar dinheiro e investir para buscar certa segurança financeira.

Pessoas das mais variadas áreas de atuação têm se aventurado no mundo dos investimentos a partir dos conhecimentos que conseguem adquirir através de conteúdos disponibilizados online. 

Independente se empresários do ramo de disco abrasivo ou trabalhadores do segmento imobiliário, investir tem se tornado uma prioridade para cada vez mais pessoas. Se você está nesse time, mas ainda tem dúvidas sobre carteiras de investimento, convidamos a seguir a leitura e descobrir um pouco mais sobre o tema.

É provável que você também goste:

Quais as melhores criptomoedas para investir e ganhar dinheiro em 2022?

Quer empreender com pouco dinheiro? Conheça franquias com investimentos de até R$ 10 mil

O que são as carteiras de investimento?

Há diferentes tipos de investimento disponíveis. Os de renda fixa, geralmente considerados como de baixo risco, e os de renda variável, que por terem mais riscos envolvidos podem ter retornos maiores, de maneira bem simplificada.

O investidor pode escolher colocar seu dinheiro em diferentes aplicações, como fundo imobiliário, CDB, RDB dentre outros e o conjunto de todas as suas aplicações é que forma a sua carteira de investimentos.

Certamente você já ouviu um dito que orienta a não colocar todos os ovos no mesmo cesto e essa é uma verdade que deve ser levada para o mundo dos investimentos. 

Você se dedica muito no trabalho com martelete demolidor, portanto cada real é valioso. Diversificar as aplicações do seu dinheiro tende a trazer maior segurança e proteção, já que não é possível prever as movimentações do mercado.

Como montar uma carteira de investimento adequada?

Não é possível investir sem correr riscos, tenha isso em mente e não acredite em informações sobre investimentos à prova de falhas. É possível sim minimizar erros, mas nenhum método pode garantir ganhos com absoluta certeza.

Portanto, antes de iniciar os investimentos é preciso conhecer sua situação financeira em detalhes, faça um levantamento preciso sobre sua renda e gastos e inclua possíveis despesas de emergência.

Também é importante conhecer o seu perfil de investidor para que faça escolhas de investimentos correspondentes com seus objetivos e nível de riscos que está disposto a correr. Há três tipos de perfis:

  • Conservador: É o investidor que se sente menos confortável em assumir altos riscos e tem como objetivo principal a preservação do seu capital e maior segurança nos seus investimentos.
  • Moderado: Esse é o perfil que está no meio do caminho entre o conservador e o arrojado. Até está disposto a correr algum risco colocando parte dos seus investimentos em opções que podem ter maiores rendimentos no longo prazo. 
  • Arrojado: O perfil de investidor que está mais disposto a fazer aplicações de risco em busca de retornos mais significativos em seus investimentos.

Tendo conhecimento do seu perfil de investidor será mais fácil identificar qual tipo de investimento é o mais adequado para você, se de menor ou maior risco, de curto, médio ou longo prazo.

Assim como a sociedade tem dado maior atenção para questões de preservação ambiental, como descarte de resíduos. No que diz respeito à gestão do patrimônio pessoal alguns hábitos e crenças antigas têm sido modificados, como o pensamento que colocar dinheiro na poupança era a melhor opção.

Investir tem se tornado uma alternativa para muitas pessoas devido ao cenário econômico atual e as incertezas para o futuro.

Montar uma carteira de investimentos adequada pode ser complexo, especialmente para iniciantes, pode ser necessário investir em cursos e treinamentos ou então contar com o apoio de um profissional da área para orientá-lo durante o processo.

Agora que você já sabe o que é uma carteira de investimentos e como ela funciona, o que acha de começar a realizar as aplicações tanto como pessoa física (CPF) quanto jurídica (CNPJ) de modo diversificado, e obter resultados maiores e com mais segurança?

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: HAKINMHAN / Shutterstock.com