Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carteiras digitais e pagamento instantâneo devem substituir o cartão de crédito em breve

0

Você já deve imaginar que a tecnologia das carteiras digitais e pagamento instantâneo está quase pronta para substituir o cartão de crédito. Os sistemas de pagamento por aproximação e as carteiras digitais como PayPal e Google Pay vão aumentarão sua prevalência nesses mercados. Além disso, os sistemas de pagamento baseados em QR Code devem aumentar ainda mais. Mas afinal, pode esses sistemas substituir o cartão completamente?

Os recentes avanços na tecnologia de pagamentos estão nos levando a um futuro sem dinheiro, e essas novas ferramentas devem sim substituir o cartão de crédito. O futuro a longo prazo dos setores de cartão de crédito e bancário será dominado pelo impacto da Inteligência Artificial. Os sistemas de gerenciamento de riscos, planejamento financeiro, marketing e pagamento evoluirão como resultado dessas tecnologias.

As próximas mudanças transformarão fundamentalmente a maneira como administramos a entrada, a acumulação e a saída de valor em nossas vidas, voltadas para a futura transcendência de instituições, produtos financeiros, moedas e intermediários herdados.

Conheça 5 fintechs que estão crescendo e podem ameaçar o Nubank

Carteiras digitais e pagamento instantâneo: Mais segurança nas transações

O gerenciamento de riscos será alterado para sempre pela inteligência artificial. Antes de mais nada, os emissores dependerão cada vez mais dos modelos de pontuação das bureais de crédito; Além disso, esses sistemas de carteiras digitais e pagamento instantâneo serão mais inteligentes, e entenderão através dos seus dados de geolocalização se uma transação é fraudulenta ou legítima.

O planejamento financeiro também será reformulado. Já estamos vendo isso com ferramentas que usam a IA para procurar taxas, prejuízos fiscais e retirada de dinheiro, oferecendo aconselhamento de planejamento financeiro personalizado e relevante para pessoas dos mais variados níveis de renda, coisa que nunca foi possível com consultores financeiros humanos.

A inteligência artificial tornará as experiências personalizadas ainda melhores com carteiras digitais e pagamento instantâneo

Primeiramente, a inteligência artificial reformulará o marketing no futuro dos cartões de crédito, prevendo o que queremos comprar antes de comprar, alterando dinamicamente seus preços para maximizar o lucro para o varejista e anunciando-o programaticamente nos momentos mais oportunos de nossas vidas. As sugestões oportunas poderão ser feitas por nossos óculos de realidade aumentada ou assistentes virtuais (Siri, Google Assistente, Alexa).

As carteiras digitais evoluirão, superando eventualmente a resistência governamental e abrangendo tecnologias como a criptomoeda. Assim vão facilitar transferências interpares e instantâneas, além das fronteiras.

Uma coisa que permanecerá a mesma no futuro dos cartões de crédito é que os consumidores continuarão a exigir as melhores interfaces e ferramentas para gerenciar seus gastos, economias e pagamentos, e esperarão o maior valor para fazer a compra. Os consumidores já têm conhecimento da realidade de que, na era do avanço rápido da IA, os dados são uma nova moeda.

Valorização do cliente

O consumidor também já está ciente de que sua atenção é uma mercadoria altamente valiosa. Seja percorrendo um feed de rede social ou obtendo taxas de câmbio mais altas de um varejista quando ele usa um cartão de crédito de recompensa.

Produtos, plataformas e empresas de sucesso alavancarão essas tendências para oferecer mais valor e recompensas aos seus clientes. Historicamente, os grandes bancos e empresas de cartão de crédito exigem que os consumidores se sintam endividados com um produto tradicional de cartão de crédito para receber essas altas recompensas em dinheiro, mas essa lógica deve ter um fim em breve.

Carteiras digitais e pagamento instantâneo vão mesmo substituir o cartão de crédito?

Aliás, por mais irônico que possa parecer, o futuro dos cartões de crédito pode não ser com cartões físicos. No momento, já vemos as carteiras digitais substituir o cartão de crédito. O reconhecimento facial também pode substituir a necessidade de senhas. O Alibaba já faz isso com seu sistema de reconhecimento “sorrir para pagar”.

Algumas lojas no futuro podem nem precisar registrar as compras. Em vez disso, os carrinhos podem ser digitalizados e os consumidores serão cobrados automaticamente.

Mesmo que não haja mais necessidade de cartões físicos, os emissores encontrarão maneiras de mesclar o sistema de cartão de crédito aos modelos de carteiras digitais e pagamento instantâneo. Isso significa que os cartões de crédito não vão desaparecer completamente.

Existem infinitas possibilidades no futuro dos cartões de crédito. Inovações emocionantes mudarão a maneira como realizamos as transações. Entretanto, uma coisa é certa: a tecnologia tem um grande papel a desempenhar.

Imagem: Dima Sidelnikov / shutterstock

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.