Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Casa Verde e Amarela: cerca de 600 mil famílias estão com parcelas atrasadas

Parte dos contratos da faixa 1 do programa habitacional Casa Verde e Amarela, que compreende famílias com renda mensal de até R$ 2 mil, encontrava-se inadimplente no final de 2021.

Segundo dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação, cerca de 600 mil famílias estão com parcelas atrasadas do programa. 

O índice de atrasos entre as famílias mais pobres contempladas pelo programa habitacional era de 44,4% há dois anos e têm subido, chegando ao final de 2021, a 50% dos contratos em situação de .

É provável que você também goste:

Renda mínima para entrar no Casa Verde Amarela aumenta

Mais de 4 mil imóveis estão em leilão com descontos de até 80%

Ana Maria Castelo, economista coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre disse em entrevista ao Jornal Nacional, que o governo deveria promover renegociação específica para cada caso, já que o objetivo do Casa Verde Amarela é atender aqueles que não conseguem adquirir a .

“A renegociação tem que ser realmente caso a caso. Qual a situação da família? O que aconteceu? O que mudou em relação ao início da contratação? Alguém perdeu a renda? Essa faixa é a mais vulnerável. A gente está falando de um programa habitacional, não estamos falando de regra de . Porque justamente essas famílias não têm condições de acessar o mercado pela regra. Então, precisa essa condição de vulnerabilidade ser considerada”, disse Castelo.

Segundo a Econômica Federal, durante a de a instituição não reaveu nenhum imóvel do público da faixa 1 em decorrência de falta de pagamento.

Já o Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que as consequências econômicas da pandemia, como a inadimplência, têm possibilitado a criação de medidas legais para a renegociação de dívidas. Além disso, em breve o programa irá considerar ainda mais a renda dos núcleos familiares.

Inadimplência antiga

A inadimplência entre as famílias de renda mais baixa vem desde 2014, ano em que atingiu 25,5% dos contratos, quando o programa habitacional ainda era Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, pelo então presidente Lula, e substituído em 2020 pelo Casa Verde Amarela.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das ?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas , como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre digitais, cartões de crédito, empréstimos, e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com