Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que o cashback, sistema de recompensa em dinheiro, é tão popular?

0

Quem nunca se deparou com um trocado perdido dentro de um bolso? Mesmo que seja de pequeno valor, a sensação de ter “encontrado dinheiro” é bastante satisfatória. Dessa forma, valoriza-se muito recuperar dinheiro, que até então “estava gasto”, ainda mais em tempo de pandemia e crise econômica. Ao analisar essa lógica, o mercado buscou criar um sistema de recompensa ao consumidor. E foi assim que surgiu o tão amado cashback. 

É provável que você goste também

Oi vai vender a InfraCo para o BTG, para pagar dívida com Globenet

Banco Inter, PagBank e PicPay dão cashback ao abastecer o carro

Não perca: Cashback de até 50% em compras virtuais com Elo e PicPay

Por que o cashback, sistema de recompensa em dinheiro, é tão popular?

Programas de milhas bem como cupons de desconto já são coisas do passado. A partir do crescimento do e-commerce, e da aparição de moedas e boletos virtuais, um novo sistema de recompensas precisou ser incorporado. Dessa forma, atualmente a palavra do momento, é a estrangeira “cashback”.  

Esse sistema de recompensa é um método no qual o usuário, ao fazer uma compra, recebe parte do dinheiro de volta. Esse retorno pode ser tanto em dinheiro, quanto em pontos. Dessa forma, ele pode ser reutilizado de várias maneiras. 

O cashback foi criado nos Estados Unidos, no fim do século passado. De acordo com Pedro Guasti, cofundador da Ebit|Nielsen, esse sistema de recompensa “é uma alternativa bastante interessante, sobretudo para produtos de maior valor agregado.”

Exemplos de empresas bem sucedidas que usam cashback

Como exemplo da popularidade do cashback no Brasil, pode ser visto por meio do crescimento da fintech Méliuz. Essa empresa foi pioneira nesse sistema de recompensa no país. De janeiro a março, a empresa contou com 2,4 milhões de novas contas abertas. Esse número é 73% maior que no mesmo período do ano passado.

Além dessa, a Ame Digital é a empresa líder de mercado nesse segmento de cashback. O grupo Ame controla as Lojas Americanas, e possui mais de 17 milhões de downloads de seu aplicativo (disponível para Android e iOS). O grupo está presente em 1700 lojas físicas e possui mais de 3 milhões de parceiros no Brasil. A Ame registrou um crescimento de 200% no quarto trimestre de 2020, em comparação com o ano anterior. 

A XP é outro exemplo de empresa que investe no sistema de recompensa cashback. Ao efetuar compras com o cartão de crédito, o cliente recebe ao menos 1% em todas as compras. Além disso, pode ganhar entre 2% e 10% nas compras feitas dentro do marketplace da empresa. E caso o cliente acumule mais de R$ 50 reais, o valor vai para um fundo de investimentos, para render. 

Por essas e outras, que o cashback está se popularizando cada vez mais. A possibilidade de ganhar dinheiro de volta a cada compra, é um dos grandes diferenciais em meio à crise econômica no Brasil. Entretanto, é importante sempre verificar a legitimidade das promoções desse sistema de recompensa, para não cair em golpes. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: oatawa/shutterstock.com

Comentários
Carregando...