Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CDB lidera assuntos mais tratados por influencers de finanças; você sabe o que é isso?

Nova pesquisa realizada pela ANBIMA aborda quais são os principais assuntos financeiros nas redes. CDB tem destaque. Confira!

De acordo com dados indicados no relatório FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais, desenvolvido pela ANBIMA, no cenário de influenciadores de finanças, o assunto mais tratado nos últimos meses foi o CDB (Crédito de Depósito Bancário). A pesquisa apresenta uma série de informações a respeito do tema. 

Ao todo, mais de 176 milhões de usuários consomem o conteúdo produzido por 515 influenciadores que tratam sobre o assunto financeiro na internet. Assim, em relação ao levantamento anterior, foi possível observar um crescimento de 6% na popularidade.

Ainda, com base nas informações divulgadas pela associação, o CDB está entre os três produtos que mais engajam nas redes sociais. Ao lado dele estão o Tesouro Direto e a Poupança. Vale destacar que todos se enquadram na modalidade de Renda Fixa. 

Investimento lidera engajamento nas redes sociais 

Um dado que chama a atenção é que, apesar de 93% das menções serem relacionadas a Renda Variável, o engajamento é, em média, 118% maior quando o conteúdo fala sobre opções de Renda Fixa nas redes. 

Nesse sentido, não à toa, os três produtos que mais engajam nas plataformas fazem parte desta modalidade. Nestes casos, a média de interações para cada um deles são: 10.956, 10.175 e 8.861, respectivamente. 

Vale destacar, no entanto, que quando se considera o volume de menções, o CDB, o Tesouro Direto e a Poupança ficam em 1,2%, 1,7% e 2,2%, respectivamente. Ou seja, trata-se de um caso inversamente proporcional. 

Blocos de madeira com letras formando a sigla "CDB" e moedas espalhadas ao redor
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O que é um CDB?

Em síntese, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) está entre os principais investimentos de Renda Fixa. Assim, a maioria das instituições financeiras disponibilizam este produto aos seus clientes. Por sua praticidade e simplicidade, acaba chamando a atenção dos usuários. 

Veja também:

Benefícios do INSS alcançam mais de 38 milhões de brasileiros

Desse modo, as pessoas que optam por aplicar nesta modalidade emprestam o seu dinheiro para que os bancos possam financiar as atividades de crédito. Ou seja, a dinâmica é bastante parecida com o Tesouro Direto e Debêntures. Nesse sentido, as instituições financeiras captam os recursos por meio da aplicação e oferecem uma remuneração, os juros, aos investidores por determinado período. 

Imagem: rafastockbr / shutterstock