Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CDB x CDI: entenda a diferença entre a taxa e o investimento

O CDB é um tipo de aplicação em renda fixa, enquanto que o CDI é o índice

As siglas do mercado financeiro são uma verdadeira incógnita para muitas pessoas. Dentre as mais comuns, estão o CDB e o CDI. O primeiro é um tipo de aplicação em renda fixa, enquanto que o segundo é o índice utilizado para calcular o rendimento de um CDB. Confira abaixo, todos os detalhes sobre cada um. 

Entenda o que é a Taxa Selic e o seu impacto na economia

CDB x CDI: entenda a diferença entre a taxa e o investimento

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) são títulos emitidos por bancos ou instituições financeiras, para captar dinheiro. Ele se trata de uma aplicação de renda fixa. Sendo assim, é possível saber exatamente as condições do rendimento no momento de fazer a aplicação. 

Quando você aplica em um CDB, você empresta o seu dinheiro para o banco durante um tempo. E assim, recebe juros por esse empréstimo. Ou seja, o rendimento que você recebe são os juros. 

Por outro lado, o CDI (Certificados de Depósitos Interbancários), são empréstimo feitos entre os bancos. E como se trata de algo que só circula entre os bancos, uma pessoa não consegue comprar um CDI. Em suma, ele guia o rendimento do CDB. 

Por lei, os bancos são obrigados a encerrar o dia com o seu caixa positivo. Se o banco não tiver dinheiro para fechar o dia no azul, ele precisa pegar dinheiro emprestado com outros bancos. E a taxa de juros desse empréstimo se chama taxa DI (conhecida como CDI). 

Em quanto tempo ocorre o retorno?

A carência é o tempo mínimo que o seu dinheiro precisa ficar aplicado no CDB. Assim que a carência termina, você pode fazer o resgate quando desejar. Se você não fizer o resgate quando a carência acabar, o dinheiro fica lá investido até que chegue a data de vencimento do CDB.

O vencimento é o tempo máximo de aplicação. Após o vencimento, o dinheiro cai em suma conta com os rendimentos da sua aplicação. Os CDBs trabalham com o prazo de vencimento que mudam entre 30 dias e 5 anos, podendo ter liquidez diária – carência de 1 dia, e até mesmo carência junto ao vencimento. 

É seguro investir em CDB?

Os CDBs são aplicações de renda fixa. Ao contratar um CDB, você pode saber quanto ele vai render, e como o rendimento se calcula. Não há o risco de investir em algo que ele rende hoje, e gera prejuízo amanhã, como pode ocorrer com as ações. 

O CDB conta com a segurança que a própria renda fixa oferta. Além disso, há a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Ele funciona como um seguro que protege o dinheiro de quem investe. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: TH2I Shutter Rich / shutterstock.com