Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda o que é a Taxa Selic e o seu impacto na economia

Saiba o que é a Selic e como ela muda a sua vida financeira

Não importa se você é uma pessoa ligada no mundo financeiro ou não, é certo que você já ouviu falar da Taxa Selic pelo menos uma vez. A Selic nada mais é do que a taxa básica de juros que incide sobre a economia do país. Ou seja, impacta diretamente o seu dinheiro e também investimentos.

Afinal, o que é a Taxa Selic?

A Selic é a taxa de juros básica da economia do Brasil. Dessa forma, acaba influenciando outras taxas de juros no país, como os juros cobrados em empréstimos e financiamentos. As taxas de juros que incidem sobre aplicações financeiras também são influenciadas.

A Selic é muito importante para a economia do país, já que ela acaba influenciando a vida financeira de pessoas físicas e jurídicas em todo o território nacional.

O que significa Selic? 

O termo Selic nada mais é do que Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Se trata de um sistema virtual administrado pelo Banco Central, onde as instituições financeiras compram diariamente títulos do tesouro nacional. Ou seja, a Selic é uma taxa associada a operações entre instituições financeiras.

O Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, é o responsável pela definição da Taxa Selic. A cada 45 dias acontece uma reunião entre os seus membros onde é definido se haverá redução, aumento ou manutenção da Selic. As mudanças nas taxas acabam tendo um impacto em todo o país. A mudança mais recente aconteceu no mês de agosto, quando a taxa foi elevada para 5,25% ao ano.

A Taxa Selic é mais uma ferramenta do governo para controlar a inflação. Isso quer dizer que toda mudança que ocorre na taxa Selic gera um impacto direto na inflação. Caso o Copom entenda que a inflação está alta, o Comitê pode aumentar a Selic para diminuir a inflação. Caso contrário, onde é necessário aquecer a economia, o Copom diminuirá a Selic, aumentando a inflação.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Carla Nichiata / shutterstock.com