Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Celular roubado e todo o dinheiro perdido: como resolver?

Veja dicas de como proteger seu smartphone e evitar roubo do seu dinheiro.

O pesadelo de qualquer pessoa que possui aplicativos bancários no smartphone aconteceu com a estudante carioca Thamires Norberto. Tudo começou no último sábado (28), quando ela teve o celular furtado durante um show na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seguida, viu suas contas bancárias serem invadidas e todo o seu dinheiro no app do Nubank ser transferido para terceiros.

Contudo, em situações como essa, qual a melhor saída? Como resolver? É o que veremos a seguir.

Celular roubado e todo o dinheiro perdido: o que fazer?

Dessa forma, no caso da vítima que relatamos, ela até tentou recuperar o celular, mas não conseguiu. Em seguida, decidiu bloquear suas contas e obter um novo chip, e foi então que viu o seu prejuízo: os R$ 6 mil que tinha em uma poupança do Nubank haviam sido transferidos para uma desconhecida.

De acordo com relato em sua rede social, Thamires afirmou que tanto o dispositivo quanto os apps tinham senha, e elas eram diferentes. Porém, isso não foi o bastante. “Eu tinha PIN de bloqueio do celular + Face ID para acessar a tela inicial. Para entrar nos apps dos bancos e no WhatsApp, também era por Face ID. Para realizar transações, precisava da senha do cartão”, disse em postagem. “Mesmo assim, conseguiram resgatar R$ 6 mil da poupança e transferiram TODO o valor de R$ 6.400 para uma conta da @mercadopago”.

Por fim, de acordo com Thamires, apesar de apresentar todos os documentos solicitados pelo Nubank (inclusive um Boletim de Ocorrência) o Nubank não ofereceu solução para o furto do dinheiro. Apenas disse que tinha bloqueado a conta. Nas redes, ela chegou a questionar como a operação foi permitida, uma vez que os gastos em questão não condizem com seu perfil de cliente.

Dicas para proteger seu celular e apps bancários

Assim, em casos como esse, muita gente fica sem saber o que fazer. Em posicionamento oficial, o Nubank afirmou que lamenta o ocorrido e já está em contato com a cliente. Entretanto, como se proteger? Em alguns casos, os bancos e instituições até devolvem o dinheiro, mas nem sempre é assim.

Segundo especialistas, a solução mais segura é usar aplicativos bancários em um segundo celular. Mas, para muitas pessoas, essa não é uma opção viável. Então a saída é reforçar as proteções do seu smartphone principal. Outra saída é colocar uma senha no seu SIM card, o chip da operadora. Do contrário, o bandido pode inseri-lo em outro smartphone e ter acesso total à sua linha telefônica.

Enfim, outra dica é blindar o próprio aplicativo de SMS, para que ele sempre peça uma senha ou a sua impressão digital. Celulares da Xiaomi e da Samsung já possuem esse recurso embutido. Basta entrar no menu de configurações do aparelho e procurar o item Bloqueio de apps ou Pasta Segura. Com isso você escolhe os apps que precisam de uma segunda opção. Inclua o app de SMS, geralmente com nome de “Mensagens”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: cunaplus / shutterstock.com