Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Celular Seguro foi criado pelo governo para controlar o telefone dos brasileiros? Entenda a polêmica

Publicação nas redes sociais recomenda que brasileiros não usem o Celular Seguro, serviço lançado pelo governo nesta semana. Saiba mais!

O governo federal lançou nesta semana a plataforma Celular Seguro, que promete combater o roubo de celulares no país por meio do bloqueio remoto de aparelhos roubados. A ideia é que, tornando os celulares “inúteis” após o roubo, a ação de criminosos seja desestimulada.

No entanto, após a divulgação dessa iniciativa, circula nas redes sociais a informação de que o governo teria criado a plataforma Celular Seguro com a intenção de controlar os celulares dos cidadãos. Entenda a seguir o que diz esse boato.

Publicação recomenda que brasileiros não usem o Celular Seguro

Logo da plataforma Celular Seguro, do governo federal, sobre fundo azul-escuro.
Imagem: Reprodução / celularseguro.mj.gov.br

Na postagem que ganhou destaque nas redes, um vídeo recomenda que os brasileiros não instalem o aplicativo Celular Seguro, que teria sido desenvolvido com o objetivo de bloquear arbitrariamente os chips e as contas bancárias dos brasileiros.

No entanto, essa é uma informação falsa, já que não há nenhuma evidência que comprove a intenção mencionada. Além disso, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, o governo não pode usar os dados das pessoas para fins distintos daqueles propostos entre os objetivos do aplicativo Celular Seguro.

Veja também:

Novo salário mínimo será menor que o previsto; confira o novo valor

Além desse boato, também surgiram tentativas de golpe usando links falsos para o novo serviço, situação que levou o governo a emitir um alerta. “O governo federal não envia links para cadastro no sistema, como está sendo divulgado em mensagens mentirosas que estão circulando em redes sociais”, explica o comunicado.

Como usar o novo serviço do governo?

Para usar o Celular Seguro, basta acessar o site celularseguro.mj.gov.br ou o aplicativo da plataforma (para Android ou iOS). Além disso, é preciso ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro para fazer login.

Com esse serviço, os brasileiros podem cadastrar celulares e conectá-los ao seu CPF. Assim, em caso de roubo ou furto do aparelho, é possível criar uma ocorrência sobre o caso e bloquear o aparelho. Outra opção permite conceder a terceiros cadastrados previamente a autorização para criar ocorrências em seu nome.

Imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com