Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É necessário ter conta gov.br para utilizar a ferramenta Celular Seguro?

Celular Seguro, ferramenta do governo para bloquear celulares roubados, requer cadastro no portal gov.br? Confira!

O governo federal lançou nesta semana a plataforma Celular Seguro, ferramenta que promete bloquear celulares roubados para barrar o acesso de criminosos a informações pessoais das vítimas. No entanto, para usar a novidade, é necessário ter uma conta gov.br.

Além do cadastro no portal de serviços públicos federais, é preciso que a conta gov.br seja de nível prata ou ouro, classificações que garantem mais segurança ao usuário. Entenda a seguir como completar esses requisitos.

Como criar uma conta gov.br para usar o Celular Seguro

Site gov.br aberto e uma lupa no nome "gov.br", com letras em azul, amarelo e verde.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

É possível se cadastrar no portal do governo pelo site gov.br ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS). Para isso, basta clicar no botão de entrar ou criar, a depender da plataforma escolhida, digitar o CPF e seguir as demais orientações.

Durante o processo, você receberá por e-mail ou SMS um link para habilitar o cadastro (válido por 15 minutos) e definir uma senha. Depois disso, é só entrar na conta usando seu CPF e a senha cadastrada.

Como avançar para os níveis prata ou ouro

As contas gov.br criadas com CPF e senha se iniciam no nível bronze, mas podem avançar para prata e ouro. Os níveis representam o grau de validação dos dados do usuário, ou seja, quanto maior o nível, maior o nível da conta e o número de serviços públicos a que ela dá acesso.

Então, para subir de nível no gov.br e usar o Celular Seguro, acesse a plataforma, entre na aba “Dados” e selecione “Aumentar nível da conta”. Assim, serão exibidos os requisitos e as vantagens de cada nível.

Requisitos para o nível prata

  • Reconhecimento facial pelo aplicativo e confirmação na base da CNH;
  • Validação de dados via internet banking em um banco credenciado.

Requisitos para o nível ouro

  • Reconhecimento facial pelo aplicativo e confirmação na base da Justiça Eleitoral;
  • Leitura do QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional, para quem já possui;
  • Validação de dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Como usar a plataforma Celular Seguro

No nível prata ou ouro, é possível acessar o Celular Seguro pelo site celularseguro.mj.gov.br ou aplicativo (para Android ou iOS). Após entrar com a conta gov.br, é necessário aceitar os Termos de Uso e Privacidade. Na página inicial, a ferramenta tem três opções: pessoas de confiança, registrar telefone e registrar ocorrência.

Veja também:

Nubank anuncia bloqueio de resgate nas Caixinhas; entenda

Na primeira opção, você pode cadastrar pessoas para criar ocorrências em seu nome em caso de perda, roubo ou furto do seu celular. Já segunda é para registrar os aparelhos que serão conectados ao seu CPF. Por fim, a terceira opção permite criar ocorrências envolvendo o celular.

Imagem: Reprodução / celularseguro.mj.gov.br