Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cerca de 625 mil pessoas vão ter que devolver Auxílio Emergencial, veja como devolver

Cerca de 625 mil pessoas foram notificadas pelo Ministério da Cidadania desde o dia 30 de novembro, para devolver o Auxílio Emergencial por terem recebido de forma indevida. A notificação foi feita por meio de SMS pelos números 28041 ou 28042.

INSS: calendário de pagamento de 2022 está liberado; confira as datas

Em nota, o Ministério da Cidadania informou que as mensagens foram “enviadas para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), já geraram documento DARF para restituição de parcelas recebidas, mas que ainda não efetuaram o pagamento.”

Receberam a mensagem pessoas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, “ou aquelas com vínculo empregatício na data do requerimento do Auxílio Emergencial, ou identificadas com renda incompatível com o recebimento, dentre outros casos”, explicou o governo.

Como devolver o Auxílio Emergencial

As devoluções ocorrem de duas formas, confira:

  • Para quem receber SMS em relação às DARF em aberto deverá efetuar o pagamento ou se for o caso, acessar o site oficial para denunciar fraude ou informar divergência de valores.
  • Os notificados por outros motivos devem acessar o site e inserir o CPF, . em seguida será emitida uma GRU e o beneficiário poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil – internet, terminais de autoatendimento, além dos guichês de caixa das agências -, ou em outros bancos.

A Cidadania afirma que “o objetivo é orientar sobre a devolução voluntária de recursos, denúncia de fraudes ou o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) referente ao Auxílio Emergencial”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com