O Banco Santander oferece, para todos os seus clientes, um cheque especial sem juros por 10 dias, mas será que é vantajoso mesmo? Entenda mais sobre o Santander Master Cheque Especial.

Leia mais:

Pesquisa: 47% dos aposentados que seguem trabalhando precisam aumentar a renda.

Nubank ainda está a alguns passos atrás do Banco Inter ao cobrar pelo saque?

Santander anuncia linha de financiamento para imóveis na planta.

Santander Master Cheque Especial

O Santander Master é originado do antigo Banco Real, que oferecia 10 dias no choque especial sem juros. O Banco Real foi uma instituição bancária brasileira, e que atualmente pertence ao Grupo Santander. Portanto, o Santander resolveu seguir a mesma linha e ofereceu a seus clientes o mesmo benefício.

Quem pode usar o Cheque Especial sem juros do Santander?

O cliente que possui uma conta no Banco Santander e sua conta é Master, é provável que o limite já esteja disponível. Para conferir se o limite está disponível para você, basta tirar um extrato do saldo e verificar o valor disponibilizado.

Caso não esteja disponibilizado nenhum valor, procure uma agência Santander e faça a solicitação.

Como funciona o Cheque Especial do Santander

Infelizmente, sempre há emergências que podem ocorrer quando menos esperamos. Por isso, o cheque especial supre um momento desses e para algumas pessoas podem valer bastante a pena. Especialmente se elas irão receber um pagamento em seguida.

Portanto, o banco não cobrará pelos juros se você efetuar o pagamento do limite utilizado em 10 dias. No entanto, há cobrança de IOF que é obrigatória pelo Banco Central e incide em todas as transações de crédito, sendo cobrado de duas formas: 0,38% sobre o valor mais 0,0082% ao dia.

Ciclo de apuração

O ciclo de apuração é o mês considerado para o cálculo dos dias utilizados do limite da conta. Ou seja, ele não é contado necessariamente a partir do dia 1°. Ele será contado, portanto, a partir da data de pagamento dos juros do limite de conta até o dia anterior da próxima cobrança.

Isso significa que se o cliente paga os juros no dia 10, o ciclo de apuração será realizado do dia 10 ao dia 11 do próximo mês. Dessa forma, os 10 dias de uso do cheque especial, obviamente, devem ocorrer neste período.

Dias alternados

Outro aspecto interessante de abordarmos é que não precisa ser 10 dias corridos. Ou seja, você poderá utiliza o cheque especial em dias alternados, mas não podem ser mais de 10 dias no total. Caso contrário terá que pagar os juros.

A desvantagem: Juros retroativos

É disponibilizado 10 dias para que o cliente utilize o cheque especial sem juros. Entretanto, se for utilizado mais de 10 dias, é necessário pagar por todos os dias utilizado, sem nenhuma carência. Isso significa que se o cliente usar, por exemplo, 16 dias de cheque especial, será cobrado sobre os 16 dias utilizados e não só pelos 6 dias a mais.

Considerações Finais

O cheque especial pode salvar um momento de emergência, porém deve ser usado somente em casos específicos. Além disso, é importante, no caso do Santander Master Cheque Especial, que você consiga cobrir o limite utilizado dentro dos 10 dias, senão não valerá de nada o benefício dos dias sem juros. Isso significa que é muito importante que você consiga realmente se organizar financeiramente para não cair em dívidas ainda maiores.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.