Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cidade brasileira elege crianças como vereadores e chama a atenção

Os vereadores mirins devem ser empossados na próxima semana.

Nesta semana, uma cidade brasileira chamou a atenção do país após eleger crianças como vereadoras. A iniciativa curiosa aconteceu em Rondonópolis, no Mato Grosso, e faz parte de um programa com as escolas locais.

Ao todo, 21 vereadores mirins foram eleitos no pleito de 2023. Os nomes foram anunciados oficialmente durante Sessão Ordinária, na última quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Rondonópolis. Siga na leitura para saber mais sobre o projeto.

Cidade do Mato Grosso elege crianças como vereadores

O chamado “Parlamento Mirim” do Programa Vereador Mirim 2023 foi formado por nove meninas e doze meninos. A eleição também contou com a apresentação de suplentes, sendo estes formados por três meninas e dois meninos.

O programa de crianças como vereadores foi criado por meio de lei pelo vereador Adonias Fernandes. Neste ano, o parlamentar comemora a importância que o projeto tem ganhado na cidade, movimentando as instituições de ensino, com alunos interessados em fazer parte de algum modo do Legislativo de Rondonópolis.

Júnior Mendonça, vereador, esclareceu que durante o programa, os vereadores mirins participam de momentos em que aprendem diferentes conceitos.

“Esses jovens vão aprender nesse período em que estarão frente ao Parlamento Mirim, o que é Cidadania, senso de Justiça e Democracia, entre outros valores cívicos, necessários para construção do ser humano”, explica o vereador.

Saiba mais sobre o programa 

O programa que elegeu crianças como vereadores da cidade contou com a participação de 20 escolas de Rondonópolis, e teve a presença de instituições de ensino da Rede Pública Estadual e Municipal, além de escolas particulares. 

Foram 53 candidatos mirins que participaram da disputa. O pleito recebeu ao todo 9.152 votos de alunos. Confira a seguir algumas das crianças eleitas como vereadoras do “Parlamento Mirim”:

1° Lugar:  Yasmim Gaudêncio 

Escola: Estadual Santo Antônio

Votos: 638.

2° Lugar: David Yuri 

Escola: Estadual La Salle

Votos: 582.

3° Lugar: João Pedro 

Escola: Estadual São José Operário

Votos: 578.

Para saber quem mais foi eleito, acesse a lista completa aqui.

A cerimônia de posse das crianças como vereadoras mirins acontece no dia 30, durante Sessão Solene na Câmara Municipal de Rondonópolis.

Imagem: Ixepop / Shutterstock.com