Claro recebe multa de R$ 15 milhões por irritar muito os clientes; entenda
Claro recebe multa milionária por não atender às exigências de agência do governo. Saiba qual foi o motivo da punição.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou as primeiras punições para as empresas condenadas por telemarketing abusivo. Com isso, a Claro terá que pagar uma multa de R$ 15 milhões para a agência do governo.
O telemarketing abusivo, que é proibido por lei, se configura quando empresas excedem o bom senso e começam a importunar os seus clientes com diversas ligações por dia. Geralmente, ele envolve o contato de empresas com as quais o consumidor não possui relações.
Nesse sentido, o processo que decidiu que a Claro deve pagar uma multa começou em abril deste ano. Além da operadora de telecomunicações, o banco Bradesco também recebeu uma condenação pelo mesmo motivo, entretanto com um valor menor: R$ 11 milhões.
Claro recebe multa por robocalls
As regras para o telemarketing no Brasil proíbem o uso de tecnologia para o disparo de ligações em massa, numa quantidade maior do que a capacidade humana de discar. Assim, a Anatel fiscaliza as empresas para que elas não pratiquem as chamadas robocalls.
Essas ligações são aquelas que duram menos de 3 segundos – o consumidor atende a chamada, mas ela cai logo em seguida. Normalmente, esse padrão se repete por dias, às vezes, mais de uma vez no mesmo dia.
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De acordo com um dos conselheiros da Anatel, a Claro recebeu a multa porque não atendeu aos pedidos da agência para se adequar às novas regras. Antes da punição monetária, a operadora recebeu uma notificação sobre a sua conduta e teve um prazo para se adequar às normas.
Empresa pode recorrer
A Claro pode recorrer da multa para o Conselho Diretor da Anatel, portanto, não sabemos se a operadora fará o pagamento desse valor. Enquanto isso, a agência continua trabalhando para inibir o telemarketing abusivo.
Nos últimos anos, a Anatel lançou o “Não me perturbe”, criou o código 0303 para as ligações de telemarketing e criou o portal “Qual empresa me ligou”. Além disso, a agência também está colhendo informações com os consumidores para melhorar a fiscalização da prática.
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