Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes darão adeus para diversos aplicativos de banco; saiba mais

Banco Central prepara sistema em que clientes não precisarão de aplicativos de banco para movimentar as contas. Saiba como funcionará

Os clientes brasileiros não precisarão mais dos aplicativos dos bancos em um futuro próximo, segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em alguns anos, as pessoas utilizarão um único ‘agregador’ para gerenciar todas as suas contas bancárias e de investimento.

Hoje, os clientes podem baixar os aplicativos do banco no qual possuem conta, movimentando-a e realizando operações sem a necessidade de ir até uma agência. Dessa forma, quem possui contas em várias instituições precisa ter vários aplicativos.

Com o Open Finance, o Banco Central irá eliminar a necessidade de vários sistemas, permitindo o compartilhamento de informações entre bancos, instituições e o próprio Banco Central. Isso irá possibilitar a realização de operações por meio de um aplicativo único.

Clientes não precisarão de aplicativos de banco para migrar aplicações

De acordo com a entrevista de Roberto Campos Neto, a ideia é criar um agregador onde os clientes possam concentrar os aplicativos bancários. O presidente do BC deu o seguinte exemplo: um consumidor abre o app e escolhe a opção PIX. Em seguida, ele será direcionado para uma página com todas as suas contas e saldos, podendo escolher qual banco usar para a operação.

Veja também:

Black Friday com aumento de limite no cartão para clientes deste banco

Além disso, o sistema permitirá que o consumidor compare as taxas de empréstimos e investimentos de diferentes bancos. Também poderá transferir a custódia de suas aplicações em apenas alguns segundos.

Opção disponível no mercado

Para ter uma ideia de como agregar vários aplicativos bancários em um único app, os clientes podem explorar a funcionalidade ‘Conta das Contas’ do PicPay.

Através das autorizações do Open Finance, é possível adicionar outras contas ao aplicativo e realizar movimentações a partir do aplicativo do banco digital. A previsão do Banco Central é que esse novo serviço esteja disponível em aproximadamente dois anos.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com