Muitos clientes do Mercado Pago estão tendo seus cartões pré-pagos sem utilização por mais de 180 dias, cancelados. Mesmo que ocorram reclamações por parte dos clientes, o Mercado Pago diz que o cancelamento em massa do cartão por inatividade, está previsto em contrato, bem como nos termos e condições que são aceitos pelo cliente ao fazer a solicitação do cartão.

É provável que você também goste:

C6 Bank e Mastercard dão desconto de até 40% na Rappi e gorjeta a entregadores

Centenas de pessoas foram presas por fraudarem o auxílio emergencial

Mercado Pago libera parcelamento de contas e boletos em até 12 vezes

Como os clientes do Mercado Pago podem evitar ter o cartão pré-pago cancelado?

Para evitar que o cartão pré-pago seja cancelado pelo Mercado Pago, o cliente deve fazer qualquer transação utilizando o cartão pré-pago com a bandeira Mastercard, dentro de seis meses. Desta forma, o cartão permanecerá ativo e evita seu cancelamento seja feito pelo Mercado Pago. Então, se o seu cartão ainda estiver ativo e você não foi notificado, use-o.

Cancelamento por inatividade não é proibido, segundo o Código de Defesa do Consumidor

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), nada impede a empresa de cancelar o cartão por inatividade. Entretanto, é preciso que o consumidor seja avisado com antecedência. O Mercado Pago tem feito esse tipo de aviso com 3 dias de antecedência, no mínimo. Sendo assim, não cabe reclamação ao cliente se o seu cartão pré-pago do Mercado Pago for cancelado. O CDC também diz que nenhuma empresa é obrigada a manter um relacionamento comercial com o cliente, podendo ser cancelado um serviço a qualquer momento por ambas as partes.

Conta do Mercado Pago deve continuar funcionando

O cancelamento em massa dos cartões pré-pagos inativos por 6 meses não deve afetar as contas do Mercado Pago e Mercado Livre dos clientes. Ou seja, mesmo se o cartão for cancelado, essas contas continuarão ativas e poderão ser utilizadas. Para fazer uma nova solicitação do cartão pré-pago, basta que o cliente solicite no aplicativo ou site do Mercado Pago. Mas devemos salientar que um futuro pedido poderá gerar tarifas, ou seja, o melhor a fazer é não deixar seu cartão inativo.

Cancelamento dos cartões inativos visa trazer mais segurança aos clientes

Normalmente, se o cartão está inativo por mais de seis meses, é porque o usuário não está utilizando. Sendo assim, o cancelamento pode ser uma medida de segurança, pois, eita que seja utilizado indevidamente por terceiros.

O cartão pré-pago do Mercado Pago é vinculado a conta de mesmo nome, o saldo depositado na conta permanece nela, a diferença é que com o cancelamento do cartão ele não pode mais ser utilizado em compras e saques pelo cartão de plástico.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Reproduçãp/Azulis

Sobre o Autor

Cássio Coelho

Redator

Redator do site Optclean tecnologia, Seu Crédito Digital e Co-Fundador do site Portal do Gremista. Entusiasta de tecnologia, internet das coisas e fintechs.

Ver todos os artigos