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Cobranças abusivas do Itaú geram revolta entre clientes

Reclamação após cobrança abusiva de dívida gera revolta em clientes do Itaú. Entenda agora o caso e previna-se!

Após cobranças abusivas e excessivas do Itaú, clientes estão reclamando por receber mais de 20 ligações por dia para pagamento de faturas. Segundo o UOL, um caso em específico tomou maiores proporções após reclamações ao banco.

A cliente foco da notícia, que não quis ser identificada, possui uma dívida ativa de R$ 77 mil com o banco – por conta de juros cobrados após o não pagamento do valor inicial, de R$ 14 mil. O valor está pendente desde a pandemia, quando ficou desempregada. Desde então, sofre com inúmeras ligações diárias do banco.

Entenda o caso de cobranças abusivas do Itaú

Celular com a logo do Itaú na tela em cima de várias notas de real.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

A cliente conta que, durante o começo do ano, recebia inúmeras ligações por dia de empresas de cobrança. Após realizar as reclamações, as ligações cessaram. No entanto, o próprio Itaú começou a realizar as cobranças abusivas por meio das ligações.

Ela contou, ainda, que por ser uma pessoa autista, tinha muita dificuldade em falar ao telefone. Ela diz que “ligar 20 vezes para a pessoa não vai fazer surgir dinheiro na conta de um minuto para o outro”. Em contato com uma atendente do banco, o Itaú propôs a renegociação da dívida, mas, no momento, ela também não podia pagar.

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Assim, ela solicitou que o Itaú entrasse em contato com ela novamente dentro de 3 meses, para tentar a renegociação, ao invés de continuarem com a cobrança abusiva. Não é possível saber, no entanto, se as ligações cessaram após o pedido.

Banco se posicionou sobre o acontecido

O Itaú, em nota para a UOL, se posicionou sobre o acontecimento e se posiciona contra as cobranças abusivas e comunicação indevida. Também deixou claro que realiza o monitoramento da quantidade de ligações que são feitas pelos prestadores.

Por fim, é importante ressaltar que, tanto a Anatel, quanto os Procons possuem uma ferramenta que você consegue cadastrar o seu número para impedir diversas ligações por dia. Basta realizar o cadastro com o número escolhido no Não Me Perturbe ou no Não Me Ligue (se for de São Paulo). É possível, também, denunciar as empresas que estão realizando a cobrança abusiva.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com