Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Com quantos anos é possível receber o BPC do INSS?

Quer solicitar o BPC para o INSS, mas não sabe se tem idade para isso? Descubra aqui a regra do benefício.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) libera o Benefício por Prestação Continuada (BPC) a dois grupos específicos de pessoas. Portanto, se você faz parte do grupo dos , poderá solicitar esse benefício a partir dos 65 anos de idade. 

Se o seu grupo for o , não há idade definida. Assim, pessoas com deficiência podem solicitar o BPC em qualquer idade, sem restrições quanto à faixa etária. No entanto, é crucial observar as regras que a Previdência Social estabeleceu para esse benefício.

Entendendo o BPC do INSS

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) é responsável pelo BPC. Diferente de uma , que é liberada aos contribuintes, este pagamento é feito para os grupos citados que são de baixa renda.

Veja também: Valores esquecidos do PIS/PASEP; veja como resgatar

Para que a Previdência Social identifique sua situação socioeconômica, você vai precisar se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). O registro é feito na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). 

Após realizar esse , você pode usar o site ou o aplicativo , disponível para Android e iOS para solicitar o BPC ao INSS. Se sua solicitação for por causa de alguma deficiência, será preciso passar pela perícia médica do instituto.

de renda que libera o pagamento assistencial do INSS

Tanto a pessoa idosa quanto a pessoa com deficiência devem ter renda per capita de até ¼ . Considerando o piso nacional de hoje, essa parte é equivalente a R$ 330. Após a solicitação, o INSS vai avaliar seu pedido.

Posteriormente haverá a perícia médica. Nesse sentido, a decisão do perito vai influenciar na decisão do INSS. Além disso, quando o pagamento do BPC é liberado, você vai receber R$ 1.320 por mês na conta. 

Para se manter nessa de pessoas contempladas pelo benefício assistencial da previdência, será preciso manter a renda per capita em ¼ mínimo. Por este motivo, o beneficiário deve atualizar o CadÚnico a cada 2 anos. No mesmo sentido, as pessoas com deficiência devem fazer a perícia médica no mesmo intervalo.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com