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Como cancelar o pagamento de um boleto

Cobrança indevida, pagamento errado; saiba os erros mais comuns no boleto e como fazer o cancelamento

No banco ou em casa. Pagar um boleto leva pouco tempo, porém, nem sempre dá alívio por se livrar de uma dívida. Isso porque é comum acontecerem erros na hora ou após concluir este procedimento rotineiro.

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Segundo relatórios da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), bilhões de boletos são emitidos todo ano pelas instituições financeiras. Logo, mais da metade da população ativa (75%) recorre a esta forma de pagamento.

Atualmente existem 3 tipos: boleto de proposta, boleto de cobrança e boleto de depósito. Mas vamos focar hoje, no segundo.

Boleto de cobrança: o que saber

Quando um consumidor recebe o boleto em sua casa ou gere o código de barras, ele está acessando um recurso de cobrança daquilo que foi adquirido.

Independente do serviço ou produto, o comprador faz um acordo obrigatório com o vendedor: o de pagar.

Em um boleto de cobrança, ficam envolvidas as partes:

Pagador: efetua o pagamento do serviço ou produto;

Beneficiário: pessoa ou instituição que emite a cobrança e recebe a quantia descrita no documento (é, na verdade, o credor da cobrança);

Beneficiário final: termo considerado novo, que regula as empresas; para casos em que o contrato envolve terceiros que vendeu o produto e receberá o pagamento ou parte dele.

Ao receber o documento, o pagador encontrará ainda: Local de pagamento/banco (receberá o valor a ser creditado na conta do beneficiário); Nosso número (código identificador da emissão); data de vencimento e o valor.

Erro no pagamento do boleto: como proceder

Com tais especificações claras, ainda podem surgir erros aparentes nos boletos e sobretudo, no pagamento. 

Seja por falhas no software que produziu o documento ou na hora de quitar a cobrança, alguns problemas acabam atrapalhando a vida do pagador.

Erros no boleto mais comuns:

  • No código de barras: espaçamento das barras incomum ou  maior do que o de costume.
  • Na descrição do boleto: erros de português, impressão errada ou visual manchado não são grandes problemas, mas, em todo caso, é válido checar com o banco.
  • Nos dados do pagador e do beneficiário: verifique se todas as informações do boleto estão corretas. Caso o contrário, cobre uma correção de quem o emitiu.

Erros no pagamento:

  • Pagou o boleto errado: acontece de o pagador confundir o documento destinado para certa data.
  • Cobrança indevida: receber um boleto no nome da pessoa cobrando custos que não existem.
  • Negociação ou parcelamento: quando houve um acordo sobre descontos e parcelas entre as partes, mas que não consta no documento. 

Frequentemente, um pagamento errado gera dor de cabeça. Mas, se visto a tempo, pode ser cancelado.

Cancelar pagamento de boleto: como fazer

O cancelamento é feito no mesmo serviço de pagamento. Portanto, é, a princípio, um procedimento simples. 

Geralmente, a partir de um acesso na conta bancária ou no sistema do banco, o consumidor consegue acompanhar seu status (se o banco recebeu o que pagou, se está processando ou agendado).

Caso o banco ainda esteja analisando o pagamento, o próximo passo é entrar em contato com o órgão emissor.

Se estiver agendado, o usuário da conta digital cancela por lá mesmo, entrando pelo aplicativo de celular.

Já em uma situação de boleto pago, o certo a ser feito é conferir o que diz as normas da instituição sobre isto.

De todo modo, o pagador deverá seguir estes passos:

  1. Entrar em contato com a empresa emissora e pontuar as razões do cancelamento. 
  2. Contatar o banco que recebeu o pagamento para se informar quanto a possibilidade de cancelar. Provavelmente, um acordo será feito.
  3. Cancelar o pagamento agendado direto no aplicativo ou internet banking (site).
  4. Comunicar ao beneficiário, se ocorrer duplicidade de boletos pagos. Ele próprio poderá notar o ocorrido e devolver a quantia paga na segunda vez.

Por fim, se a pessoa receber a cobrança indevida – de um valor já pago, por exemplo – o contato com o responsável deve ser feito de imediato. Assim, o direito do consumidor ajudará na solução do transtorno.

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