Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se a empresa está pagando o INSS? O que fazer se não estiver?

Descubra as consequências da falta de pagamento do INSS pela empresa para o trabalhador, seus direitos e como agir nessa situação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um direito fundamental do trabalhador brasileiro, que garante acesso a diversos benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e pensão por morte. Assim, para ter direito a esses benefícios, é necessário que o empregador recolha e repasse à Previdência Social a contribuição previdenciária do trabalhador. 

No entanto, algumas empresas infelizmente não cumprem essa obrigação, deixando os trabalhadores em uma situação vulnerável. Dessa forma, a falta de pagamento do INSS pela empresa pode ter diversas consequências negativas para o trabalhador, como prejuízo no cálculo do valor de benefícios, perda do direito a benefícios e problemas na aposentadoria.

Como verificar se suas contribuições ao INSS estão em dia?

Dessa forma, uma maneira eficaz de monitorar se o empregador está cumprindo com suas obrigações previdenciárias é através do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Online, é possível acessar o extrato de contribuições e checar irregularidades. 

Veja também:

Afinal, é permitido tirar o passaporte tendo o nome sujo?

Além disso, a Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) permite visualizar o histórico laboral detalhado. Assim, monitorar as contribuições para a aposentadoria é crucial e deve ser uma prática regular do trabalhador.

Fachada de uma agência do INSS.
Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

O que fazer se a empresa não está pagando o INSS

Portanto, se você suspeitar que sua empresa não está pagando o INSS, é importante tomar as seguintes medidas:

  • Converse com o RH da Empresa: Procure o setor de recursos humanos da empresa e questione sobre o pagamento do INSS. Solicite extratos de contribuições e verifique se os valores estão sendo repassados corretamente à Previdência Social;
  • Recolha Documentos: Guarde todos os documentos que comprovam o vínculo empregatício, como carteira de trabalho, recibos de pagamento e contracheques;
  • Denuncie ao INSS: Se a empresa confirmar que não está pagando o INSS, você pode denunciar a situação ao INSS através do site oficial ou da Central de Atendimento (135);
  • Busque Orientação Jurídica: Procure um advogado especializado em direito previdenciário para obter orientação sobre seus direitos e como proceder nesse caso.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com