Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se o meu CPF está irregular?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um dos principais documentos de todo cidadão brasileiro é o CPF. Porém, muita gente não confere o seu status para solucionar qualquer pendência que necessite de regularização. Por isso, veja como saber se o seu CPF está regular e o que fazer caso o sistema indique algum erro.

A consulta é feita através do site da Receita Federal ou do aplicativo Pessoa Física. A pessoa que fica com o CPF irregular pode ter vários impedimentos no dia a dia. Torna-se mais difícil obter cartões e conseguir empréstimos, e há outros bloqueios ocasionados pelo documento com a situação irregular.

Como saber se o CPF está regular?

O cidadão deve entrar no site da Receita Federal, informar o número do documento e a data de nascimento. Ao selecionar a opção “Consultar”, o sistema disponibiliza as informações sobre o CPF. Outro meio para a consulta é através do aplicativo Pessoa Física, disponível para Android e iOS. O cidadão poderá encontrar estas situações:

  • Regular: informa que está tudo correto com o CPF, sem nenhuma pendência. É importante apenas verificar todas as informações no sistema para confirmar se os demais dados estão certos. Caso tenha alguma informação incorreta, é possível atualizar os dados no site da Receita Federal.
  • Pendente de regularização: caso o sistema retorne com essa mensagem, o cidadão pode ter deixado de entregar alguma declaração do Imposto de Renda, por exemplo. Se for esse o motivo, é necessário entregar a declaração pendente. Basta acessar o portal do Governo Federal.
  • CPF suspenso: neste caso, o cadastro está incompleto ou incorreto, e o cidadão precisa regularizar a situação junto à Receita Federal.
  • Titular falecido: caso o sistema indique essa informação indevidamente, o cidadão tem que buscar atendimento em uma agência da Receita para solucionar o problema.
  • Cancelado: o documento foi cancelado por multiplicidade, devido a decisão judicial ou administrativa.

Ao encaminhar um formulário para a Receita, pela internet, o cidadão receberá um código e poderá acompanhar o status do processo. O prazo para resposta é de até 90 dias.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com