Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como e por onde denunciar crimes virtuais?

Saiba mais informações sobre como e por onde fazer uma denúncia em relação aos crimes virtuais que ocorrem nas plataformas!

No mundo digital de hoje, os crimes virtuais, também conhecidos como cibercrimes ou crimes eletrônicos, estão se tornando cada vez mais comuns. Eles abrangem uma variedade de atividades ilegais conduzidas online e podem ocorrer em várias plataformas, incluindo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Sendo assim, fazer a denúncia da ocorrência dessas ações ilegais é fundamental para que as empresas possam agir com mais eficácia nesses casos. Saiba mais sobre o que fazer a seguir!

Quais são os tipos de crimes virtuais?

Imagem: Alfa Photo / Shutterstock.com

Antes de fazer uma denúncia, deve-se saber reconhecer os crimes virtuais. Logo, eles costumam ser semelhantes a outros crimes, mas são cometidos em ambiente online – em sites, plataformas de redes sociais, aplicativos de troca de mensagens, entre outros.

Dessa forma, aqueles previstos virtuais previstos na legislação brasileira incluem furto de dados, invasão de dispositivos informáticos, difamação e calúnia online, cyberbullying, pornografia infantil, fraudes financeiras online, ameaças online, roubo de identidade e vazamento de informações pessoais.

É importante notar que as leis de crimes virtuais estão sempre evoluindo para acompanhar as constantes mudanças sociais. Além disso, as penalidades variam dependendo da gravidade da violação.

Como denunciá-los, afinal?

As vítimas de crimes virtuais devem sempre denunciar às autoridades competentes para garantir a devida punição dos responsáveis. Isso inclui a plataforma onde de ocorrência do crime, como WhatsApp, Facebook e Instagram, além de registrar um boletim de ocorrência na polícia. Confira abaixo o que fazer em cada uma dessas redes sociais.

WhatsApp

Em primeiro lugar, deve-se bloquear o agressor, não compartilhar informações pessoais e manter registros de todas as interações. A denúncia pode ocorrer dentro do aplicativo. Se o conteúdo ou comportamento for considerado ilegal, é importante que haja a coleta de todas as evidências e entregá-las à polícia.

Facebook

Aqui, os usuários realizam um procedimento semelhante. Eles podem denunciar os crimes virtuais através do menu suspenso no canto superior direito da postagem ou perfil suspeito. Devem entrar em contato com a equipe de suporte do Facebook e preservar todas as informações relevantes para a investigação, incluindo mensagens ou capturas de tela.

Veja também:

Confira as principais causas de ter o benefício cessado pelo INSS

Instagram

Analogamente, no Instagram, é possível denunciar atividades criminosas seguindo os passos no menu suspenso do perfil ou postagem infratora. Também é possível receber um feedback ao suporte da plataforma. Mais uma vez, é importante preservar quaisquer provas de interações criminosas.

Imagem: Alfa Photo / Shutterstock.com