Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as principais causas de ter o benefício cessado pelo INSS

A cessação de benefício no INSS refere-se ao término do pagamento desse benefício ao contribuinte. Confira as principais causas!

Imagine chegar ao dia do recebimento do seu benefício INSS e descobrir que ele foi cessado. Isso pode acontecer por diversos motivos. E, quando ocorre, causa um grande impacto na vida de muitos brasileiros. Assim, entre as razões mais comuns, estão o vencimento do prazo do benefício e a falta de atualização dos dados cadastrais.

De forma simples, a cessação de benefício no INSS refere-se ao término do pagamento desse benefício ao contribuinte. Isso ocorre quando o órgão previdenciário conclui que houve a extinção da solicitação de benefício, cessando o pagamento mensal. Veja mais detalhes!

Principais motivos para ter o benefício do INSS cessado

Portanto, os benefícios do INSS podem ser cessados por uma série de razões, confira as três principais:

Falta de perícia médica

Para alguns benefícios, como a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, é necessário que o beneficiário faça perícia médica regularmente. Assim, o não comparecimento sem a devida justificativa pode levar à cessação do benefício. 

Análise do INSS

Anualmente, o INSS realiza uma análise minuciosa de todos os acordos e benefícios concedidos com o objetivo de identificar possíveis falhas nos processos. Dessa forma, houve a identificação de algumas solicitações que não deveriam ter sido liberadas. Assim, quando isso acontece, o beneficiário recebe uma notificação e tem um prazo de 30 dias para apresentar sua defesa.

Vencimento da prova de vida

Ademais, outra causa comum para a cessação do benefício é a não realização da prova de vida dentro do prazo estabelecido pelo INSS, que deve ocorrer anualmente.

Uma mulher idosa segurando um celular com ar de surpresa
Imagem: fizkes / shutterstock.com

O que fazer nessa situação

Enfim, se o segurado tiver seu benefício cessado, o primeiro passo a ser tomado é verificar se ele ainda se enquadra nas condições para recebê-lo e se os motivos dados pelo INSS para cessar o pagamento são corretos. 

Veja também:

Licenças no trabalho: conheça seus direitos e como usá-las sem desconto no salário

Dessa forma, se houver alguma inconsistência, você pode abrir um recurso administrativo, que é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Ou entrar com uma ação judicial com o auxílio de um advogado.

Imagem: fizkes / shutterstock.com