Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como emitir a 2ª via do RG de forma gratuita?

Você sabia que existem situações que permitem ao cidadão emitir a 2ª via do RG totalmente de graça? Descubra quais são.

Você sabia que é possível emitir a 2ª via do RG de forma gratuita? Via de regra, a emissão de uma 2ª via custa entre R$ 26 e R$ 96, a depender do estado. Entretanto, há alguns casos que isentam o cidadão de ter que pagar pelo segundo documento.

Para solicitar, o cidadão deverá procurar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado. Também é possível fazer a solicitação em algum posto da Polícia Civil da cidade. Para tanto, o solicitante deverá levar consigo alguns documentos importantes para a conclusão do pedido.

São estes: CPF, duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou certidão de casamento e um boletim de ocorrência relativo a furto (se esse for o caso). O novo RG — chamado agora de Carteira de Identidade Nacional (CIN) — possui modificações em relação ao antigo, contendo algumas novas regras.

Situações em que a 2ª via do RG é de graça

Uma das situações que permitem a emissão gratuita da 2ª via do RG é o caso de furto. Entretanto, faz-se necessário o registro de um Boletim de Ocorrência, e a retirada da 2ª via do RG deve ser concluída em até 30 dias após a queixa.

Quem estiver comprovadamente há pelo meses três meses desempregado também pode emitir o documento de graça, mediante apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Além disso, quem estiver em situação de pobreza ou extrema pobreza também terá o direito. Um outro caso que pode se enquadrar é a perda do RG devido a alguma catástrofe natural.

Também há a possibilidade de fazer uma segunda emissão gratuita se for constatado algum erro no documento, relativo a digitação. É preciso, entretanto, fazer a solicitação em até 90 dias após a emissão do RG com problema.

Por fim, homens acima dos 65 anos e mulheres acima dos 60 também podem emitir o documento de graça.

Imagem: Joa Souza/shutterstock.com