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Como estão os indicadores da Alphaville? Confira os últimos resultados

Confira os últimos resultados da empresa e veja como andam as suas operações.

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Como estão os indicadores da Alphaville? Primeiramente, a Alphaville é uma companhia de loteamentos, normalmente atuando no desenvolvimento urbanístico, construção e comercialização dos lotes.

Desta forma, geralmente a Alphaville desenvolve seus projetos em parceira com proprietária do terreno, com participação da empresa variando entre 60% e 70%.

Apesar da marca possuir reconhecimento nacional por seus bairros planejados de alto padrão, a companhia possui 3 produtos principais, que variam seu público alvo. Sendo assim, o produto Alphaville é focado nos consumidores de alta renda (classe AA), fornecendo terrenos maiores juntamente com áreas maiores de lazer. Em segundo vem os produtos da TerrasAlpha, com público alvo na renda média alta (classe A), com terrenos menores e áreas de lazer reduzidas.

A companhia possui o produto da JardimAlpha, com público alvo da renda média (Classe B), oferecendo terrenos ainda menores juntamente com áreas de lazer ainda mais enxutas. Dito isso, a companhia vem passando por um período difícil em sua história recente, acumulando prejuízos e endividamentos. Desta forma, apesar do resultado positivo apresentado no primeiro trimestre desse ano, a empresa continua no vermelho.

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Indicadores da Alphaville

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento mais racional e embasada, é necessário se atentar para alguns indicadores da empresa em análise. Desta forma, os indicadores fornecem uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor na tomada de decisão.

Com tal propósito, falaremos sobre alguns, e os resultados e histórico que os agregam. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz valido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 03.08.2021. Enfim, usaremos as ações ordinárias da empresa como base de análise, sendo sua sigla na B3 AVLL3.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico da Alphaville

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela avaliação da sua rentabilidade. Sendo esse um dos pontos principais para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo pode gerar retornos.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela empresa.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resumo o lucro líquido. Ele representa basicamente os ganhos obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.

Desta forma, o prejuízo líquido da Alphaville no 1T21 foi de R$ 70 milhões, um resultado melhor do que o visto no 1T20, quando o prejuízo chego a R$ 97 milhões.

Margem líquida

A margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação da empresa, uma vez que uma maior parte do que foi gerado se tornou lucro. Dessa forma, pelo resultado negativo do indicador anterior, a margem líquida da companhia também se tornou negativo, sendo ela no 1T21 de -111%.

EBITDA

Primeiramente, o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

O EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa. Desta forma, o EBITDA da empresa no 1T21 foi de – R$ 251 milhões, o que demonstra certa recuperação do indicador se comparado aos trimestres anteriores. Sendo assim, o número no 4T20 foi de R$ – 286 milhões e no 3T20 chegou ao R$ – 645 milhões.

ROE

Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos.

Analogamente ao item anterior, o ROE da empresa também se encontra negativo, atingindo no 1T21 – 108%, também demonstrando uma melhora se comparado os trimestres anteriores. Desta forma, o número no 4T20 foi de – 141% e no 3T20 foi de – 473%.

ROIC

Por sua vez, o ROIC de uma empresa fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e é medido a partir do Resultado Operacional Líquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa.

De forma semelhante ao ROE, o ROIC da empresa, apesar de continuar em um patamar negativo, vem mostrando melhoras. Dito isso, o número no 1T21 foi de – 11%, contra – 13,05% no 4T20 e – 28% no 3T20.

Endividamento da Alphaville

Dívida líquida / PL

Primeiramente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto ela utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Desta forma, a dívida líquida / PL da Alphaville parece se encontrar em um patamar relativamente controlado. Anteriormente, no 3T20, o indicador chegou a bater os 4.55x, sendo que hoje ele se contra em 2.09x, uma melhora expressiva.

Dívida líquida / EBITDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida no cenário em que o EBITDA permanece constante. Sendo assim, por estar apresentando prejuízos ao invés de lucros, a dívida líquida / EBITDA da Alphaville está negativa. Desta forma, o número no 1T21 foi de – 2.72x, contra – 2.22x no 4T20 e – 1.4x no 3T20.

Conclusão

Em suma, a Alphaville é uma das marcas mais reconhecidas no setor de urbanismo no Brasil. Contudo, a empresa não vem conseguindo gerar lucros durante a pandemia, e até anteriormente a ela já apresentava dificuldades operacionais.

Desta forma, por atuar em um mercado cíclico, e bastante impactado pelos rumos da economia, a empresa apresenta certos riscos e pormenores para o investidor. Por fim, vale a pena esperar os próximos resultados da empresa, e conferir se a melhora vista nesse 1T21 se manteve no segundo trimestre.

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Imagem: facebook.com/AlphavilleUrbanismoOficial

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