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Como estão os indicadores da Americanas S.A no 2T21?

Avalie os últimos resultados da companhia e seus histórico recente

Como estão os indicadores da Americanas S.A.? Primeiramente, a Americanas S.A. é uma empresa que atua nos segmentos de varejo desde 1929. A partir de 2006, a empresa se fundiu com a Submarino, cirando assim a B2W digital, uma plataforma digital que possui diversas marcas e soluções tecnológicas.

Dito isso, em 2021 a Lojas Americanas e a B2W informaram que os conselhos de administração das empresas aprovaram os estudos para uma eventual combinação operacional. Nesse sentido, em 10 de junho de 2021 todos os ativos operacionais das Lojas Americanas foram cindidos para a B2W, que passou a se chamar Americanas S.A.

Sob tal aspecto, atualmente a Americanas S.A. é composta por 11 marcas principais, sendo as mais reconhecidas a Submarino, a Shoptime, a Ame e a própria Americanas. Sendo assim, quando falarmos dos indicadores da Americanas S.A. usaremos os números considerando a combinação dos negócios desde janeiro de 2021.

Indicadores da Americanas S.A.

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento com base nos fundamentos da empresa, é necessário avaliar sua situação financeira e mercadológica. Nesse sentido, os indicadores ajudam a fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor nessa tomada de decisão.

Assim, falaremos brevemente sobre alguns indicadores, os resultados e histórico que os acompanham. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz valido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 22/08/2021. Por fim, usaremos as ações ordinárias da Americanas S.A. como base de análise, sendo seu código na B3 AMER3.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico da Americanas S.A.

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela análise da sua rentabilidade. Sendo esse um dos principais aspectos para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo gera retornos.

Dito isso, a receita bruta da Americanas S.A. no 2T21 foi de R$ 7.578 milhões, indicando uma variação positiva de 34,3% em relação ao 2T20.

Por fim, vale ressaltar que a empresa, apesar de já está bem estabelecida no mercado, ainda continua expandido sua base de clientes. Desta forma, a companhia saiu dos 40 milhões de clientes ativos no 2T20 para os atuais 49 milhões.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas pela companhia.  Assim, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resume o lucro líquido.

Portanto, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço. Nesse sentido, o lucro líquido da Americanas S.A. no 2T21 foi de R$ 224,9 milhões.

Margem líquida

Por sua vez, a margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação da empresa, pois uma maior parte do que foi obtido se tornou lucro.

Dessa forma, a margem líquida da Americanas S.A. no 2T21 foi de 3,3%, um número não muito positivo para a companhia.

EBITDA

De antemão, podemos afirmar que o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa. Ademais, usaremos o EBITDA ajustado nesse indicador, que no caso da Americanas S.A. é medido pelo EBITDA tradicional menos a equivalência patrimonial e a participação minoritária.

O EBITDA ajustado da Americanas S.A. no 2T21 foi de R$ 1.070,9 milhões, indicando um forte crescimento em comparação com o 2T20. Nesse sentido, o crescimento em relação aos dois trimestres foi de 45%.

Margem EBITDA

Em resumo, a Margem EBITDA caracteriza a capacidade operacional de caixa das empresas, ou seja, representa a aptidão da companhia em gerir recursos mediante as atividades operacionais. Além disso, o indicador não considera os impostos e os efeitos financeiros.

Dessa forma, a Margem EBITDA é calculada a partir da divisão do EBITDA pela receita líquida multiplicada por 100, para aparecer em forma de porcentagem. Nesse sentido, empresas endividadas não devem ser analisadas somente por meio desse indicador, uma vez que os proventos de juros são retirados desse cálculo.

Sob tal aspecto, apesar do crescimento do EBITDA ajustado da Americanas S.A. a sua margem EBITDA permaneceu constante, saindo de 15,6% no 2T20 para 15,5% no 2T21.

Endividamento da Americanas S.A.

Primeiramente, o endividamento bruto da Americanas S.A. no 2T21 bateu na casa dos R$ 14.559 milhões, representando uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número batia os R$ 18 milhões.

Dívida líquida / PL

Primordialmente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Nesse sentido, a dívida líquida / PL da Americanas S.A. está em 0,11x, com o histórico recente do indicador estabilizado em patamares baixos. Dito isso, no ano passado o número era de -0,35x, e no em 2019 era de -0,01x.

Considerações Finais

A Americanas S.A. representa um dos maiores grupos de varejo do Brasil, com marcas estabelecidas que fornecem uma razoável diversificação de geração de renda para a empresa.

Nesse sentido, a empresa está presente no negócio de pagamentos digitais com a Ame e na logística e promoção de serviços para ela própria com a Let’s e a +AQUI. Contudo, a maior parte da renda da empresa continua concentrada no setor de varejo, sendo bem divida entre as lojas físicas e os espaços virtuais.

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Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com