Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como estão os indicadores da Locaweb? Veja a situação atual da S.A.

Conheça a situação atual da S.A., seu histórico recente e como andam as suas operações

Como estão os indicadores da Locaweb? Antes de mais nada, a Locaweb é uma empresa brasileira de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem. Dito isso, a companhia é líder no Brasil e na América Latina em seu mercado.

Histórico da Companhia

Sob tal aspecto, a Locaweb foi fundada em 1998 como uma solução simples pra quem buscava ter presença digital; um mercado ainda novo no país. Desta forma, a empresa rapidamente conseguiu uma boa base de clientes, já expandido seu número de servidores no ano seguinte.

Posteriormente, em 2000, a “bolha da Web’’ rompeu globalmente, afetando empresas de tecnologia no mundo inteiro. Contudo, a Locaweb conseguiu superar a crise e ainda conquistou mais 10 mil clientes naquele ano.

Nos anos seguintes expandiu seu portfólio de serviços, em 2003 a Locaweb começou a oferecer soluções de data center e serviços de e-mail. Já em 2008, a companhia lançou a plataforma própria de computação em nuvem, virtualizando a estrutura dos servidores em uma máquina física.

Mais adiante, em 2012 a Locaweb adquiriu a Tray, entrando no mercado de e-commerce. Em 2013 a empresa adquiriu a Allin, plataforma de marketing e relacionamento digital.

Logo depois, em 2018, a empresa comprou a YAPAY, uma companhia especialista em meios de pagamentos digitais. Depois comprou a SAAS, uma empresa de soluções que ajuda restaurantes em toda a gestão e delivery.

Mais recentemente, em 2020, a Locaweb entrou na bolsa de valores brasileira, e no mesmo ano adquiriu mais 4 empresas. Nesse sentido, as 4 companhias compradas tinham foco em serviços diferentes, todas voltadas a oferecer soluções para e-commerce.

Atualmente, em 2021, a Locaweb não retraiu sua filosofia expansionista, adquirindo mais 7 companhias de soluções digitais. Por fim, hoje a empresa conta com 14 unidades de negócios, todas possuindo nichos e especificidades na oferta de soluções digitais.

Sendo assim, a empresa tem aproximadamente 400 mil clientes ativos, e é líder absoluta no mercado de hosting no Brasil, com 26,2% de market share.

Indicadores da Locaweb

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento com base nos fundamentos da empresa, é necessário avaliar sua situação financeira e mercadológica. Nesse sentido, os indicadores ajudam a fornecer uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor nessa tomada de decisão.

Dito isso, falaremos brevemente sobre alguns deles, os resultados e histórico que os acompanham. Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Ademais, também se faz válido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 09/08/2021. Por fim, usaremos as ações ordinárias da Locaweb como base de análise, sendo seu código na B3 LWSA3.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico da Locaweb

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela avaliação da sua rentabilidade. Sendo esse um dos principais aspectos para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo gera retornos.

Dito isso, o faturamento da LocaWeb teve um crescimento de 17% nós últimos 3 anos. Ademais, a companhia apresentou como destaques no 1T21 o crescimento de 186% na receita do segmento de Commerce além de forte aquisição de novos clientes.

Nesse sentido, a Locaweb teve uma adição de 139,2% na aquisição de novas lojas comparando o 1T21 com o 1T20. De forma semelhante, o aumento do 1T21 em relação ao 4T20 foi de 44,4%.

Lucro Líquido Ajustado

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas por ela.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resumo o lucro líquido.

Portanto, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço. Sob tal aspecto, o lucro líquido ajustado da Locaweb exclui as despesas de plano de compra de ações, alguns custos contábeis das aquisições de empresas e outros pormenores.

Dito isso, o lucro líquido ajustado da companhia no 1T21 foi de 9 milhões, um aumento de 78,4% em relação ao 1T20. Ademais, apesar do aumento de receita da companhia, os lucros não aumentaram tanto, sendo puxados para baixo pelo também grande aumento das despesas.

Em síntese, os maiores custos foram devidos ao aumento dos custos de serviços prestados, despesas com vendas e despesas gerais administrativas. Sendo esse último, majoritariamente ligado as despesas relacionais ao processo de aquisição de empresas, que no agregado custaram R$ 16 milhões.

Margem líquida

Por sua vez, a margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação da empresa, pois maior parte do que foi obtido se tornou lucro.

No caso dessa análise, usaremos como base de cálculo a receita operacional líquida e o lucro líquido ajustado da Locaweb. Sendo assim, a margem líquida da empresa foi de 5,6% no 1T21, um aumento de 0,8 p.p. em comparação ao 1T20.

EBITDA

De antemão, podemos afirmar que o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa. Desta forma, o EBITDA da Locaweb no 1T21 foi de R$ 16,8 milhões, um aumento de 12,6% se comparado ao 1T20.

Endividamento da Locaweb

Dívida líquida / PL

Primordialmente, a Dívida Líquida/Patrimônio Líquido significa a divisão entre todo o endividamento da empresa e o total de ativos que ela possui. Desta forma, é possível descobrir o quanto uma empresa utiliza de capital de terceiros para financiar suas atividades em relação ao patrimônio dos seus acionistas.

Dito isso, a dívida líquida / PL atual da Locaweb é de -0,77, o que demonstra um saldo líquido em caixa maior do que o montante da sua dívida líquida.

Dívida líquida / EBITDA

A Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida, no cenário em que o EBITDA permanece constante. De forma análoga ao indicador anterior, a divida liquida / EBITDA da Locaweb está em -22,11, também devido a sua forte posição em caixa.

Conclusão

Em resumo, a Locaweb é uma das maiores empresas do setor no Brasil e na América Latina. Como vantagens, a empresa oferece diversos serviços diferentes e uma base solida de clientes.

Dito isso, a companhia se encontra em uma fase ainda expansionista, gastando grande parte do seu faturamento e abrindo mão de uma rentabilidade maior, com o intuito de se consolidar ainda mais nas frentes em que atua.

Por fim, para os investidores interessados no setor e na empresa, vale a pena conferir os resultados do 2T21 da Locaweb.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com