Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer empréstimo com desconto em folha?

Saiba mais sobre as vantagens e os cuidados que o tomador deve ter ao considerar um empréstimo com desconto em folha!

O empréstimo com desconto em folha vem ganhando popularidade entre os brasileiros graças às suas condições facilitadas de pagamento. No entanto, é importante entender como essa opção funciona e avaliar se é a melhor escolha para suas necessidades financeiras

Dessa forma, saiba mais informações sobre a modalidade de crédito, como funcionam os processos e quem pode se beneficiar dela. Continue a leitura!

Conheça o empréstimo com desconto em folha

empréstimo consignado
imagem: khunkorn / shutterstock.com

Também conhecido como empréstimo consignado, trata-se de uma modalidade de crédito em que as parcelas são automaticamente deduzidas da folha de pagamento do indivíduo, reduzindo diretamente do seu salário ou benefício. Isso oferece grandes benefícios como taxas de juros menores e maior controle de finanças pessoais, pois minimiza o risco de inadimplência.

Ademais, as taxas de juros são reduzidas devido à segurança que o desconto direto em folha oferece aos credores, diminuindo o risco de atrasos ou não pagamento. Logo, podem se beneficiar desse tipo de empréstimo:

  • Servidores públicos: Por possuírem estabilidade de emprego, têm acesso facilitado a essa modalidade;
  • Aposentados e pensionistas do INSS: Beneficiam-se de taxas ainda mais atrativas;
  • Militares das forças armadas: Também podem acessar o empréstimo consignado sob condições especiais;
  • Trabalhadores de empresas privadas: Desde que a empresa onde trabalham ofereça essa modalidade de crédito em parceria com instituições financeiras.

Aspectos positivos e negativos da modalidade

Entre as vantagens do empréstimo com desconto em folha, estão: taxas de juros menores; facilidade na gestão financeira pessoal; e disponibilidade para negativados. Isso acontece devido ao risco para o credor ser menor.

Por outro lado, o comprometimento de uma parte do salário ou benefício antes mesmo do recebimento pode ser uma desvantagem. Além disso, é fundamental ter planejamento para evitar endividamento excessivo.

Veja também:

Afinal, quais são os estados mais e menos populosos do Brasil?

Como solicitar esse empréstimo, afinal?

Por fim, a contratação pode ser realizada diretamente nas agências bancárias, ou de forma mais conveniente, através dos serviços online que muitas instituições já oferecem. É importante possuir alguns documentos pessoais, como:

  • Identidade e CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Últimos contracheques ou comprovante de rendimento.

imagem: khunkorn / shutterstock.com