Como funciona empréstimo na conta de luz? Vale a pena?
Descubra como funciona o empréstimo na conta de luz e entenda essa nova modalidade de crédito para 2023. Aprenda quais os requisitos.
Apesar de ser relativamente nova, o empréstimo na conta de luz tem se destacado no mercado financeiro, sobretudo para aqueles que encontram dificuldades para garantir um crédito tradicional. Para quem não está familiarizado é uma opção que permite ao consumidor pagar as parcelas do crédito contraído juntamente com a fatura de energia.
Diante disso, esta modalidade foi implementada e regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde 2019. Facilitado o acesso ao crédito por parte das pessoas com score baixo ou que estão negativadas.
Empréstimo na conta de luz?

Nesse sentido, essa modalidade funciona da seguinte maneira: após a solicitação do empréstimo, soma-se o valor ao consumo de energia do mês e o valor é depositado na conta bancária do cliente. Entretanto, irá realizar o pagamento total quando saldar a conta de luz. Assim, para ter acesso, basta entrar em contato com uma das instituições financeiras que oferecem esse serviço.
Veja também:
Afinal, é permitido contratar estrangeiros pelo regime CLT?
Para utilizar essa modalidade de crédito, precisará cumprir alguns requisitos. Entre eles, o solicitante deve ser maior de 21 anos, possuir uma conta bancária própria, ser titular e estar com as contas de energia em dia. Ademais, deve residir em uma das regiões que trabalham com essa modalidade de crédito.
Cada instituição financeira pode definir requisitos adicionais para a contratação. Também, cabe ressaltar que a Enel, Cemig, Coelba, EDP e Aes Brasil dispõem dessa opção de empréstimo. Contudo, existe um limite de valores disponíveis (R$300 a R$ 2.500) e um prazo para pagar (de 3 a18 meses).
Vantagens e desvantagens
À vista disso, entre as vantagens do empréstimo na conta de luz, podemos destacar a facilidade e a rapidez na obtenção do crédito, além da possibilidade de acesso por pessoas negativadas.
Nesse cenário, as taxas de juros podem chegar a 17% ao mês, o que é um percentual elevado. Todavia, o não pagamento da conta de luz (agora acrescida do valor do empréstimo) pode levar ao corte da energia na residência do usuário.
Veja conseguir empréstimo fácil no nosso vídeo abaixo:
Imagem: Brenda Rocha – Blossom shutterstock.com