Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não cair no golpe do Pix agendado?

Veja também como se proteger do golpe

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O golpe do Pix agendado consiste em a pessoa agendar o pagamento para horas depois ou para outro dia e, antes da data de efetivar a transação, ela cancelar a operação, e aquele que receberia a quantia fica sem o dinheiro. 

Em alguns casos, os golpistas fraudam o comprovante de agendamento e enviam para a vítima, que só percebe que se tratou de uma armadilha ao verificar a conta, pois o comprovante de agendamento é bem semelhante ao comprovante de pagamento.

Banco Central e Febraban se manifestam

O Banco Central, criador do Pix, afirmou que esse golpe é antigo, que já era praticado usando outros instrumentos de pagamento como cheque e TED.

“O cidadão deve ficar atento no caso do TED como Pix se o comprovante se refere a um agendamento ou a uma operação já realizada. Outra forma de se prevenir é checar na conta se os recursos foram creditados. Todas as transações com o Pix, quando não agendadas para uma data futura, são liquidadas imediatamente”, explicou o Banco Central.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma não ter recebido relatos de fraudes relacionadas ao Pix agendado.

“A Febraban recomenda que se o cliente optar em receber por pagamentos com agendamentos futuros, como podem ocorrer com Pix, TEDs e DOCs, os produtos e serviços contratados sejam realizados ou entregues após a confirmação do crédito na conta”, informou em nota.

Como acontece o golpe?

O golpe começa assim, o golpista compra um produto ou serviço. No momento de pagar seu débito, o golpista diz que fará o pagamento através de Pix, que é instantâneo. Contudo, ele faz o agendamento do pagamento para horas ou dias depois, e cancela.

Por fim, antes de enviar o comprovante por meio de aplicativo de mensagem, o golpista altera o documento com um aplicativo de edição de imagens.

Como me proteger?

  • Apenas entregue a mercadoria depois do efetivo crédito em conta, pois o agendamento não garante o pagamento;
  • Se precisar receber o Pix de uma pessoa que não conhece, informe a ela uma chave aleatória. Passe seu CPF ou dados pessoais somente a pessoas que conhece;
  • O Pix agendado pode constar no extrato como lançamento futuro, entretanto, isso não é o pagamento;
  • Verifique o extrato bancário para confirmar se realmente o Pix foi pago;
  • Consulte no comprovante as seguintes informações: Número de ID ou transação, valor da transação, data e hora, descrição da transação, informações do destinatário, informações do pagador;
  • Sempre desconfie dos links compartilhados por troca de mensagens e redes sociais, até mesmo recibo pagamento ou agendamento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com