Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o juros do cartão de crédito funciona? Aprenda a calcular

Os juros do cartão de crédito podem comprometer o orçamento dos consumidores em determinados casos. Por isso, fique atento!

O cartão de crédito pode ser um grande facilitador na hora de realizar compras. Mas o mau uso deste recurso pode causar grandes dores de cabeça financeiras, principalmente em relação às taxas de juros cobradas pelos bancos.

Existem algumas maneiras de evitar o pagamento destas taxas, a principal delas é pagar o valor total da fatura todos os meses. Desta forma, não se paga juros do crédito rotativo.

Além disso, alguns bancos oferecem isenção de anuidade para quem usa o cartão com frequência e pagam em dia. Portanto, é sempre importante verificar as condições de seu próprio cartão de crédito e negociar com o banco caso necessário.

Taxas do cartão de crédito

Antes de mais nada, é preciso entender quais são as taxas cobradas pelos cartões de crédito. Geralmente, estes são os principais custos:

  • Anuidade: Taxa cobrada anualmente pela manutenção do cartão. Entretanto, muitos bancos já oferecem isenção total ou parcial desta taxa para incentivar o uso do cartão.
  • Saque: Alguns bancos permitem a realização de saques no crédito, porém cobram uma taxa para essa conveniência.
  • Segunda via do cartão: Se o cartão for perdido ou roubado, uma taxa pode ser cobrada para a emissão de uma segunda via.
  • Juros do crédito rotativo: Este é o juros cobrado quando o valor total da fatura não é pago. No Brasil, este é um dos juros mais altos do mercado.

Sendo assim, é preciso saber quais são as taxas cobradas pela instituição financeira para conseguir calcular os valores e confirmar se estão corretos. 

Veja também:

Afinal, o que é margem consignável e como funciona?

Diversos cartões de crédito empilhados sobre um teclado de computador.
Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com

Como entender o valor da fatura?

Muitas pessoas têm dificuldade em entender o valor da fatura do cartão de crédito, mas é mais simples do que aparenta. O valor total da fatura é a soma de todas as suas compras realizadas no cartão dentro daquele mês, mais as possíveis taxas e juros cobrados pelo banco. Por isso, a quantia final pode variar. 

Caso não possa pagar o valor total da fatura, o ideal é procurar o banco e negociar uma forma de pagamento que caiba em seu orçamento. Evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito pode evitar a cobrança de juros altos.

Imagem: Suradech Prapairat / shutterstock.com