Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como pacientes com câncer podem se livrar do Imposto de Renda?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Atualmente, milhares de brasileiros sofrem com algum tipo de câncer, o que leva a muitas mortes todos os dias. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2018, aproximadamente, 9,6 milhões de pessoas ao redor do mundo morreram em decorrência de algum câncer. 

A pesquisa ainda aponta que 70% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda. Porém, com a intenção de amenizar um pouco a vida financeira destas pessoas, o Governo Federal oferece a isenção do Imposto de Renda (IR), já que o tratamento para este tipo de enfermidade possui um custo altíssimo. Entenda como este benefício funciona!

Como a isenção do IR funciona?

A isenção do IR é um benefício para todos os aposentados, pensionistas e militares reformados que estejam sofrendo com algum tipo de câncer, mediante a entrega do laudo médico comprovando o estado de saúde atual. 

É importante ressaltar que o documento deve ser assinado, de preferência, por um médico da rede pública, e deve conter a data do diagnóstico, a Classificação Internacional de Doenças (CID) e os tratamentos e procedimentos devidos ao paciente. É importante ressaltar que pacientes com cânceres reincidentes devem atualizar o relatório de acordo com o diagnóstico atual. 

Como solicitar a isenção do IR?

Para solicitar a isenção do IR é bem simples, basta acessar o site Meu INSS, escolher a opção “Novo Pedido” e digitar “Isenção do Imposto de Renda”. Feito isso, atualize os dados cadastrais e clique em “Avançar”. Após esse procedimento é preciso comparecer à perícia médica. 

Quais são os tipos de câncer que mais matam?

De acordo com as pesquisas da OPAS, 9,6 milhões de pessoas morreram de câncer no mundo em 2018, sendo a maior parte dos óbitos em decorrência de câncer de pulmão, responsável diretamente por 1,76 milhões de mortes. 

Logo depois do câncer de pulmão vem o colorretal, com 862 mil mortes, e o de estômago, com 783 mil óbitos ao redor do mundo. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @DCStudio / Freepik