Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como parcelar o pagamento de uma multa do Detran?

De acordo com o Contran, é possível fazer o pagamento de uma multa do Detran via cartão de crédito, parcelada ou à vista.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A multa de trânsito é bastante temido por todos os motoristas. É dito isso, pois ela compromete o orçamento do mês, e pode acabar endividando aquela família. Ainda mais, se a infração for de natureza gravíssima, com influência do fator multiplicador. Caso o motorista não recorra sobre o pagamento de uma multa do Detran, ele pode parcelar o valor. Porém, nem sempre está disponível essa opção. Abaixo, confira como funciona o parcelamento quando permitido.

É possível parcelar multa de trânsito?

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde 2016, os condutores e donos de veículos podem fazer o pagamento de uma multa do Detran via cartão de crédito, parcelada ou à vista. A decisão consta na Resolução nº 918/2022 do órgão.

Entretanto, o parcelamento é uma possibilidade, não se configurando assim, como uma imposição. Sendo assim, ofertar ou não essa opção dependerá do órgão encarregado pela penalidade. Além disso, não é possível parcelar todas as multas. Ficam de fora:

  • aquelas que estiverem inscritas em dívida ativa;
  • se o órgão responsável pela arrecadação não ofertar tal possibilidade;
  • no caso de pagamentos já parcelados inscritos em cobrança administrativa; e
  • em caso de multa aplicada em estado diferente daquele onde o veículo é licenciado.

Sendo assim, nesses casos, é necessário fazer o pagamento de uma multa do Detran de forma integral.

Como parcelar o pagamento de uma multa do Detran?

Em suma, a maioria dos Detran do Brasil ofertam a opção de parcelamento. Nesse caso, o credor vai ter que presencialmente no órgão, com a carteira de identidade, e boleto impresso da multa. Na falta do mesmo, é possível apresentar o documento do veículo.

O pagamento de uma multa do Detran, na maioria dos casos, é realizado em máquinas de cartão. E mais, é possível fazer o parcelamento de mais de uma multa de trânsito.

Por outro lado, é possível conseguir até 40% de desconto no pagamento da multa, pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), oferecido pela Senatran. Entretanto, a opção está disponível apenas às multas que não venceram. Para isso, basta abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e ir na opção “Infrações” e depois em “Aderir ao SNE”.

Imagem: wutzkohphoto / shutterstock.com