Como recorrer após ter o benefício indeferido no INSS?
Alguns brasileiros podem ter o benefício indeferido no INSS por diferentes motivos. Entenda mais sobre o tema!
Conhecer os diferentes status que um pedido do INSS pode apresentar e compreender seu significado é fundamental para quem fez uma solicitação ao instituto. Tais status podem ir desde “agendamento realizado”, “pré-habilitado” até “indeferido” ou “deferido”.
Dessa forma, entender o que cada um significa pode ajudar a compreender melhor o processo e saber quais ações tomar em cada situação.
Atualmente, o INSS atende milhões de brasileiros com benefícios assistenciais e previdenciários. Sendo assim, cada um deles conta com regras bastante específicas. Por isso, é importante ficar atento para entender a situação em caso de uma negativa.
Benefício do INSS indeferido: o que significa?
Se o INSS atender a solicitação resguardando todos os direitos ali previstos, o status muda para “Deferido/concedido”. Neste caso, a autarquia demora, em média, 15 dias para realizar o pagamento do benefício.
No entanto, caso o pedido seja negado, o status vai do benefício do INSS vai para “Indeferido”, o que implica na necessidade de investigação para entender os motivos da negação e os próximos passos a serem tomados.
O status “Indeferido parcialmente” significa que a solicitação não foi totalmente negada, mas também não foi totalmente aceita. Nestes casos, é preciso entender o que está faltando para dar sequência a solicitação e ter direito ao benefício.
O que fazer?
Ao ter a solicitação do INSS indeferida, é possível recorrer da decisão ou entrar com um recurso administrativo para solucionar o problema. Antes disso, no entanto, é necessário entender exatamente quais foram os motivos para a decisão da autarquia.
Se mesmo após a consulta, o segurado entender que a negativa é injusta, o mais aconselhado é buscar ajuda de um especialista no assunto para saber qual a melhor medida.
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Além disso, vale ressaltar que entrar com um recurso pode ser um processo bastante lento. Para se ter ideia, após o indeferimento do INSS, o segurado conta com um prazo de 30 dias para realizar o pedido.
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