Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como recorrer após ter o benefício indeferido no INSS?

Alguns brasileiros podem ter o benefício indeferido no INSS por diferentes motivos. Entenda mais sobre o tema!

Conhecer os diferentes status que um pedido do INSS pode apresentar e compreender seu significado é fundamental para quem fez uma solicitação ao instituto. Tais status podem ir desde “agendamento realizado”, “pré-habilitado” até “indeferido” ou “deferido”. 

Dessa forma, entender o que cada um significa pode ajudar a compreender melhor o processo e saber quais ações tomar em cada situação. 

Atualmente, o INSS atende milhões de brasileiros com benefícios assistenciais e previdenciários. Sendo assim, cada um deles conta com regras bastante específicas. Por isso, é importante ficar atento para entender a situação em caso de uma negativa. 

Benefício do INSS indeferido: o que significa?

Se o INSS atender a solicitação resguardando todos os direitos ali previstos, o status muda para “Deferido/concedido”. Neste caso, a autarquia demora, em média, 15 dias para realizar o pagamento do benefício. 

No entanto, caso o pedido seja negado, o status vai do benefício do INSS vai para “Indeferido”, o que implica na necessidade de investigação para entender os motivos da negação e os próximos passos a serem tomados. 

O status “Indeferido parcialmente” significa que a solicitação não foi totalmente negada, mas também não foi totalmente aceita. Nestes casos, é preciso entender o que está faltando para dar sequência a solicitação e ter direito ao benefício.

Mão segurando celular que mostra logo do INSS .
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O que fazer?

Ao ter a solicitação do INSS indeferida, é possível recorrer da decisão ou entrar com um recurso administrativo para solucionar o problema. Antes disso, no entanto, é necessário entender exatamente quais foram os motivos para a decisão da autarquia.

Se mesmo após a consulta, o segurado entender que a negativa é injusta, o mais aconselhado é buscar ajuda de um especialista no assunto para saber qual a melhor medida. 

Veja também:

Confira o passo a passo de como retificar a declaração do Imposto de Renda

Além disso, vale ressaltar que entrar com um recurso pode ser um processo bastante lento. Para se ter ideia, após o indeferimento do INSS, o segurado conta com um prazo de 30 dias para realizar o pedido. 

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com