Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como regularizar o seu título de eleitor?

Os eleitores que desejam votar nas eleições gerais deste ano possuem 4 meses para regularizar a situação na Justiça Eleitoral. A partir do dia 04 de maio, finaliza-se o cadastro eleitoral e nenhuma mudança poderá ser feita. Em suma, a regularização do título de eleitor pode ser realizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo assim, confira abaixo, como realizar esse procedimento.

Como regularizar o seu título de eleitor?

O voto no Brasil é obrigatório e quem não se apresenta no dia da eleição paga uma tarifa de aproximadamente R$ 3,50 por cada turno, caso o mesmo não justifique a falta. Depois de fazer o pagamento, é necessário aguardar a Justiça Eleitoral identificar o pagamento da multa e baixar a mesma no sistema.

Para verificar a situação do seu título de eleitor, é necessário acessar o site do TSE. Na plataforma, é necessário ver se tem algum débito em seu nome pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores. O eleitor que estiver com o título cancelado pela falta consecutiva em 3 eleições, além de pagar a multa, precisará pedir a revisão do cancelamento.

Assim que visualizar a sua situação e quitar as pendências, o eleitor precisa começar o processo de regularização por meio do site Títulonet. Após preencher os dados pessoais, solicita-se a digitalização dos seguintes documentos: identidade com foto, comprovante de pagamento de débitos eleitorais, comprovante de residência atualizado e comprovante de quitação de serviço militar. Vale lembrar que as imagens precisam ser legíveis.

Além disso, o eleitor precisará anexar uma selfie no requerimento. Depois de preencher todas as informações, o procedimento de verificação das informações se inicia. Já no caso de falta de documentos, a Justiça Eleitoral poderá entrar em contato com o eleitor, e solicitar a complementação das informações.

Por fim, o juiz eleitoral pode aceitar ou negar o pedido de regularização. Além disso, o andamento do processo eletrônico pode ser acompanhado na plataforma.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com