Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se você recebeu ISENÇÃO do Minha Casa Minha Vida

Clique e saiba se você tem direito à isenção de parcelas que está acontecendo no Minha Casa Minha Vida! Veja como descobrir.

Algumas famílias que possuem inscrição no Minha Casa Minha Vida são elegíveis para a isenção que o Governo Federal está organizando. Toda a regulamentação para participar dessa iniciativa foi publicada em setembro deste ano, por meio do Ministério das Cidades.

Dessa maneira, algumas pessoas terão algumas parcelas suspensas, principalmente aquelas que possuem baixo poder aquisitivo. Essa mudança representa uma ótima notícia, em especial para as pessoas que estão inscritas no programa Bolsa Família e os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quem pode se beneficiar da isenção do Minha Casa Minha Vida?

BPC tem isenção no Minha Casa Minha Vida
Imagem: Doucefleur / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Quem possui contratos a partir do dia 28 de setembro, poderá se beneficiar com a isenção do Minha Casa Minha Vida. Mas, parcelas de contratos antigos também podem ser suspensas, a depender dos critérios. Assim, como falamos acima, as famílias que participam do Bolsa Família e do BPC não precisarão mais pagar as parcelas. Vale ressaltar que que contratos oriundos de financiamento do FGTS não estão inclusos nesta etapa.

Além da isenção das parcelas para beneficiários do Bolsa Família e do BPC, o Ministério das Cidades introduziu outras mudanças importantes. Os critérios de seleção de beneficiários agora levam em conta as faixas do programa e os registros habitacionais locais. Cada tipo de faixa deve procurar as opções de financiamento ou com a prefeitura, ou com as construtoras.

Outra alteração, além da isenção das parcelas do Minha Casa Minha Vida, é a redução do número de prestações para quitar o contrato. O número caiu de 120 meses para 60 meses no Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) e a redução da contrapartida de 4% para 1% para unidades do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Aprenda a realizar a consulta do MCMV

A Caixa disponibilizou um recurso adicional para verificar se o seu contrato está enquadrado nos critérios estabelecidos para a isenção do pagamento. Basta acessar o site fornecer o número do CPF e procurar pela opção de parcelas, para entender se você está incluso na isenção do Minha Casa, Minha Vida.

Veja também:

Starbucks fora do Brasil? Empresa recebe nova ordem de despejo

Por fim, essa medida tem um grande impacto social, uma vez que alivia o peso financeiro de muitas famílias de baixa renda. O programa Minha Casa Minha Vida tem auxiliado de forma significativa a população mais necessitada, e com essa ação, fortalece ainda mais o seu propósito de auxiliar os brasileiros.