Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como sacar o abono salarial pela Caixa ou Banco do Brasil

Apesar da antecipação, ainda restam 8,5 milhões de brasileiros para retirarem o benefício

0

Apesar das datas de saque do PIS, distribuído pela Caixa Econômica, e PASEP, distribuído pelo Banco do Brasil, dos períodos de 2020/2021 terem sido antecipadas, ainda existem 8,5 milhões de pessoas que não sacaram o abono salarial.

É provável que você também goste:

Receita Federal divulga regras para a declaração do Imposto de Renda 2021

O PIS e PASEP sempre seguiram rígidos calendários de pagamento anual, pois a intenção era evitar que os bancos ficassem sem dinheiro disponível para saque, na mesma medida em que o brasileiro conseguia se planejar anualmente para recebê-los.

Entretanto, o abono referente a 2020/2021 teve suas datas antecipadas devido à pandemia, para ajudar as famílias com os custos de casa e evitar aglomerações.

Apesar de medidas terem sido tomadas, ainda há 8,5 milhões de brasileiros que não sacaram o PIS e PASEP e a data de pagamento foi até 11 de fevereiro. No entanto, os trabalhadores possuem direito de sacar o benefício até dia 30 de junho de 2021.

Como sacar o PIS na Caixa Econômica Federal?

O beneficiário de empresas privadas que já possuir o cartão cidadão só precisa ir até um caixa eletrônico do banco Caixa para sacar o PIS. Basta inserir o cartão no caixa, informar os dados e o valor a ser sacado.

Caso não possua o cartão cidadão, é preciso ir até uma agência do banco Caixa, apresentar um documento com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH) e solicitar o saque do PIS. É uma boa oportunidade para pedir o Cartão Cidadão, inclusive.

Outra forma de fazer o saque é para quem já tem conta uma conta no banco Caixa. Caso ela seja corrente, tanto faz se for Caixa Fácil ou corrente comum, o valor será debitado automaticamente, contanto que a conta tenha sido movimentada recentemente.

Como sacar o PASEP no Banco do Brasil

O benefício do PASEP é feito para quem trabalha na rede pública e que recebeu, ao menos, um salário mínimo no período de 30 dias durante o ano de 2019.

Os saques ocorrem em forma de crédito na conta corrente ou poupança do trabalhador que tiver conta no Banco do Brasil. Para aqueles que não recebem em conta, é possível ir até a agência com um documento com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH) e solicitar o saque.

Como saber se tenho direito de receber um dos dois benefícios?

Para saber se você pode receber o PIS ou PASEP, basta se atentar se os requisitos abaixo são preenchidos:

  • É preciso estar cadastrado no programa do PIS ou PASEP há, ao menos, cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos, baseado no ano em que o salário foi pago, mas em condições de CLT;
  • Ter feito trabalho remunerado por, no mínimo, 30 dias durante o ano de recolhimento;
  • Ter os dados colhidos e informados pelo empregador no ano-base e entregue na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Se o beneficiário cumpre todos os requisitos, mas não consta nenhum saldo disponível, deve questionar aos Recursos Humanos da empresa se seus dados estão corretos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...