Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como sacar o FGTS de trabalhador falecido?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é algo que os brasileiros conhecem. Não é incomum que as pessoas fiquem interessadas pelo dinheiro, mas poucos devem saber que existe a opção de sacar o FGTS de um trabalhador falecido.

Os dependentes da pessoa falecida têm diversos direitos garantidos por lei. No caso do saque do FGTS do trabalhador que já veio a óbito, o pedido pode ser realizado pela internet e nas agências da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que o PIS/Pasep também pode ser retirado por herdeiros, pois é algo permitido pela legislação brasileira.

Quais documentos são necessários para sacar o FGTS de trabalhador falecido?

Não é preciso acionar a Justiça para solicitar o acesso ao FGTS que pertencia a pessoa já falecida. Dessa forma, com a documentação necessária, é possível realizar a retirada das quantias do fundo deixadas pelo seu antigo dono.

Para solicitar o saque do FGTS de um trabalhador falecido, o interessado deve apresentar todos os documentos exigidos. Entre eles, está a declaração de dependentes firmada por um instituto de Previdência Social. A utilização da declaração de dependentes habilitados à pensão também é permitida.

Além disso, deve ser apresentada a carteira de trabalho do titular e também o número do PIS/Pasep (ou NIS) dele. A solicitação também exige a certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF dos dependentes do falecido.

Como sacar o FGTS de trabalhador já falecido?

No formato presencial, em uma das agências da Caixa, é necessário apresentar os documentos exigidos. O prazo de liberação do dinheiro, caso todas as informações estejam corretas, é de até 5 dias para os dependentes. O mesmo serve para as solicitações feitas pela internet.

Os interessados que preferirem realizar o pedido de maneira digital, sem precisar ir até uma das agências da Caixa para solicitar a retirada, devem utilizar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. Confira abaixo o que deve ser feito.

Saque do FGTS de um trabalhador falecido: passo a passo

  • Acesse o aplicativo;
  • Clique em “Meus Saques” e escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  • Indique o motivo do saque clicando em “Falecimento do Trabalhador”;
  • Realize a leitura das condições e documentações necessárias;
  • Toque em “Solicitar Saques FGTS”;
  • Digite o nome do trabalhador falecido, número do CPF e do PIS/Pasep;
  • Anexe os documentos exigidos e confirme a solicitação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha/shutterstock.com