Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se livrar das dívidas mesmo sem ter dinheiro?

Quer se livrar das dívidas de uma vez por todas? Veja como é possível fazer isso, mesmo sem ter dinheiro sobrando!

Falar em dívidas é um assunto delicado, afinal, muitas pessoas acabam se enrolando nas finanças e não conseguindo resolver o problema depois. A falta de dinheiro pode parecer um obstáculo para se livrar do débito, mas existem medidas que podem ser adotadas para sair dessa situação.

Se livrar das dívidas é um desafio, mas não é impossível. Para isso, será necessário disciplina e organização financeira para identificar e cortar gastos desnecessários, negociar e buscar fontes de renda extra. Confira algumas sugestões e comece a colocar em prática!

Conheça suas dívidas

O primeiro passo é conhecer exatamente o que deve e para quem. É importante fazer uma lista com todas as dívidas, os valores e os juros que estão sendo cobrados. Essa lista irá ajudar a ter uma visão geral da situação financeira e a planejar as ações para quitar os débitos.

Negocie com os credores

A negociação é uma opção para reduzir as dívidas e evitar a inadimplência. Muitas vezes, os credores estão dispostos a negociar o valor da dívida, os juros e até mesmo os prazos de pagamento. É importante entrar em contato com as instituições e expor a situação financeira, buscando sempre uma negociação justa para ambas as partes.

Corte gastos desnecessários

O corte de gastos desnecessários é uma medida importante para economizar dinheiro e direcionar os recursos para o pagamento das dívidas. É preciso identificar os gastos supérfluos e cortá-los imediatamente. Algumas medidas simples podem fazer a diferença, como levar comida para o trabalho, trocar o plano de celular por um mais barato, cancelar assinaturas de serviços que não estão sendo utilizados e evitar pedir tanta comida por delivery à noite.

Busque fontes de renda extra

Buscar fontes de renda extra é uma medida para aumentar a renda e destinar o dinheiro para o pagamento das dívidas. Existem diversas opções de trabalho freelancer, como a venda de produtos pela internet, serviços de design, tradução, redação, entre outros. Além disso, é possível vender objetos que não estão sendo utilizados e fazer trabalhos temporários para complementar a renda.

Priorize as dívidas com juros mais altos

Ao planejar o pagamento das dívidas, é importante priorizar aquelas que possuem juros mais altos. Isso porque essas dívidas tendem a aumentar mais rapidamente e gerar um acúmulo de juros ainda maior. Ao pagar primeiro as dívidas com juros mais altos, é possível reduzir o impacto dos juros e acelerar o processo de quitação das dívidas.

Imagem: Taras Mikhailyuk / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital