Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como solicitar o pagamento de pensão por morte?

Em casos do falecimento de entes queridos, os dependentes da pessoa que veio a óbito podem solicitar o pagamento de pensão por morte. Veja!

Em casos do falecimento de entes queridos, os dependentes da pessoa que veio a óbito podem solicitar o pagamento de pensão por morte. Para que isso ocorra, a pessoa falecida tem de ser segurada pelo INSS.

Contudo, para realizar a solicitação do benefício é necessário seguir alguns passos e apresentar a documentação correta. Caso contrário, o pedido será negado e o valor não será pago aos dependentes.

Veja como obter a documentação necessária e solicitar o pagamento de pensão por morte de forma simplificada. Assim, você garante amparo financeiro aos familiares neste momento de grande impacto emocional.

Como solicitar o pagamento da pensão por morte

Para realizar o requerimento do valor, o solicitante deverá acessar diretamente o site do Meu INSS. Na plataforma, após realizar o acesso, basta clicar na opção “Novo Pedido” e seguir as instruções apresentadas.

É de suma importância que, ao solicitar o pagamento da pensão por morte, o beneficiário leia os termos e informações do processo. Então, basta seguir os passos indicados e realizar o preenchimento dos campos solicitados.

Para fazer o preenchimento correto, acompanhe abaixo uma breve lista contendo os documentos mais importantes na hora de solicitar o pagamento do valor.

Documentos para o requerimento do benefício

Os dependentes que podem solicitar o pagamento do valor são enquadrados como cônjuge, filhos, irmãos menores de idade ou inválidos e os pais. Portanto, acompanhe conosco uma pequena lista contendo os documentos necessários para iniciar o processo:

  • Documentos de identidade;
  • Requerimento de pensão por morte;
  • Certidão de óbito ou documento que comprove o falecimento;
  • Carteira de Trabalho ou Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Juntando os documentos necessários é possível solicitar o benefício juntamente ao site do Meu INSS. Além disso, ao solicitar o pagamento da pensão, o beneficiário pode acompanhar o andamento do processo no site ou app (Android, iOS) do Meu INSS. Por fim, caso haja alguma alteração, o cliente recebe a notificação pelo aplicativo e pode conferir o status da solicitação.

Imagem: fizkes/Shutterstock.com