Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como tirar a 2ª via do RG, CPF ou certidão de graça

0

Documentos como RG, CPF e certidão de nascimento são cruciais e constantemente exigidos em quase todas as ocasiões, inclusive na hora do lazer. Por isso, é importante preservá-los para evitar a burocracia que é tirar a 2ª via.

Contudo, apesar de muitos não saberem, é possível solicitar a 2ª via desses documentos de forma gratuita em alguns casos. Entenda. 

2ª via do RG

A 2ª via do RG pode ser solicitada nas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados ou nos postos da Polícia Civil do seu município. Para isso, será necessário comparecer a uma unidade e realizar o pedido.

Para retirar, são exigidos os seguintes documentos: 

  • Duas fotos 3×4 originais e recentes; 
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples; 
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (se for casado); 
  • Boletim de ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto); 
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal (para pagamento da taxa de 2ª via ou se deseja que o número apareça no RG); 
  • Cartão do Cidadão original (se quer que o número apareça no novo RG ou pode ser substituído por PIS/PASEP).

Em casos específicos, é possível tirar a 2ª via gratuitamente. No caso do RG, você pode estar isento de taxas se tiver sido roubado e registrado o Boletim de Ocorrência. Porém, em caso de extravio, perda ou documento danificado, será cobrado entre R$ 20 a R$ 29,50 (dependendo da cidade e Estado).

Além disso, homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos não pagam nada. A gratuidade também vale caso seja constatado erro na digitação do RG dentro do prazo de 90 dias depois que foi emitido.

2ª via do CPF

Nem todos os cidadãos possuem o número do CPF no RG, visto que é uma medida mais recente. Portanto, perdê-lo pode gerar uma grande preocupação, principalmente para os declarantes de Imposto de Renda (IRPF).

Felizmente, é possível solicitar a 2ª via rápido, fácil através da página da Receita Federal. Dessa forma, basta preencher seus dados e na tela seguinte aparecerá o comprovante. Em seguida, prossiga para fazer a impressão.

2ª via da Certidão de Nascimento

Provavelmente, este é o documento mais importante, pois costuma ser útil quando a pessoa não possui nenhum outro documento de identificação disponível. Dessa forma, a 2ª via da certidão de nascimento pode ser solicitada de três formas: no cartório, nos Correios ou pela Internet.

Cartório

Para solicitar a 2ª via da certidão, é necessário comparecer ao cartório onde você foi registrado quando nasceu. Caso não saiba, basta entrar em contato com qualquer cartório para verificar onde foi registrado.

Feito isso, dirija-se ao local com um documento de identificação original com foto e solicite ao tabelião que informe quais outros dados serão necessários. As taxas cobradas dependem da cidade e Estado.

Correios

Outra opção para solicitar a 2ª via da certidão é nos Correios. Para isso, basta preencher um formulário do Cartório Postal e pagar uma taxa para que o documento seja emitido e entregue no endereço indicado. 

Internet

Por fim, a opção mais confortável para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento é por meio do site do Registro Civil. Dessa forma, basta fazer o cadastro e solicitar o documento de forma gratuita. O portal permite que sejam feitas solicitações para as certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

Assim, você pode optar por receber o documento em formato digital ou físico. No primeiro caso, o documento chegará diretamente no e-mail informado, já no segundo, chegará pelos correios no endereço solicitado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Aleksandr Lupin / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar