Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Companhia da Europa faz pedido e empresa brasileira tem falência decretada

Importante empresa brasileira teve o pedido de falência acatado pela justiça. Descubra mais detalhes sobre o assunto aqui!

Mais uma empresa brasileira tem a falência decretada. Desta vez, é o caso da Buritirama Mineração. O pedido foi feito por uma empresa holandesa com quem a mineradora tem dívidas e foi acatado pela Justiça de São Paulo.

A Buritirama ainda pode recorrer da decisão. Ela tem sede em São Paulo, é especializada em manganês e possui diversas operações pelo país, como em Minas Gerais e no Pará. Saiba mais informações sobre o assunto a seguir.

Mineradora tem falência decretada pela justiça

A empresa holandesa C. Steinweg Handelsveen realizou o pedido de falência há cerca de um ano. A Buritirama possui uma dívida de US$ 5,075 milhões com a companhia europeia. Essa empresa é responsável pela atividade de operação marítima da mineradora brasileira.

Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais determinou um prazo legal de 90 dias a partir da data requerimento inicial ou do protesto.

Os responsáveis pela empresa ainda não comentaram sobre o caso, justificando que ainda não foram notificados pela decisão da justiça.

A Buritirama também está em uma disputa judicial com o Banco Santander desde 2021. Ela possui uma dívida com o banco que ultrapassa R$ 1 bilhão.

Sobre a Buritirama Mineração

A empresa é especialista na extração de manganês e tem planos de ser uma das maiores mineradoras do mundo, de acordo com João Araújo, o presidente do Conselho de Administração da Buritirama, em entrevista ao portal BNamericas.

Ela está presente no Pará, onde detém a maior reserva do Brasil desse metal em Marabá, assim como tem operações de lavra em Minas Gerais, especialmente da região Centro-Oeste do estado.

A Buritirama Mineração é responsável por produzir 2,5 milhões de toneladas de manganês por ano. Nesse contexto, o Brasil é o quarto país do mundo que mais produz esse metal, exportando cerca de 3 milhões de toneladas anualmente.

Imagem: ADragan / shutterstock.com