Foi-se o tempo em que era necessário andar com dinheiro na carteira para os gastos diários e precisar deslocar-se para lotéricas e bancos realizar pagamentos e transferências. Tudo isso é facilitado pelas chamadas carteiras digitais, que vêm se tornando cada vez mais populares. Isso porque, além de funcionarem como meios de pagamento facilitados e totalmente online, elas também possibilitam que seus usuários, gerenciando essa carteira virtual, cadastrem cartões de crédito, façam transferências de dinheiro, realizem pagamentos de contas, entre outros.

É provável que você também goste:

Cartões BV Elo Mais e Grafite têm isenção de anuidade pelo App Guiabolso

Ganhe dinheiro de volta com o cashback Sofisa Direto. O cartão é sem anuidade!

Reforma da Previdência motiva economista brasileiro a lançar sistema de aposentadoria em dólar nos EUA.

Neste artigo, explicaremos um pouco sobre cada uma das 4 carteiras digitais mais utilizadas atualmente: PicPay, PagSeguro, iti (do Itaú) e Mercado Pago, fazendo um comparativo entre os benefícios de cada uma. Continue lendo para descobrir!

Comparativo: qual a melhor carteira digital?

A seguir, falaremos um pouco sobre 4 das principais carteiras digitais atualmente, destacando aspectos como serviços disponíveis, meios de pagamento, entre outros. Começando por uma das fintechs mais populares atualmente, o PicPay:

PicPay

Para quem busca uma carteira digital completa, o PicPay pode ser uma ótima escolha. Sem cobrar taxa de anuidade ou para o uso do cartão, o aplicativo também possui recursos como transferências de dinheiro, pagamentos de contas e compras presenciais, pagamento de comandas em bares e restaurantes e recargas de celular.

Além disso, com o PicPay o dinheiro colocado na carteira, seja via depósitos ou transferências, pode render até 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). E, claro, o PicPay conta com o famoso cashback, com os usuários recebendo até 40% do valor da compra de volta em sua conta corrente.

iti (do Itaú)

O Iti, do Itaú, é a mais recente das carteiras digitais listadas aqui, trazendo recursos como transferência de dinheiro gratuita, seja DOC ou TED, para qualquer banco. O iti também oferece pagamento de contas com cartão de crédito e débito, cobrança a terceiros, pagamento de boletos etc.

O pagamento com iti nas lojas credenciadas é feito a partir de um QR Code, que deve ser indicado pelo lojista, geralmente localizado no caixa de pagamento. Uma das desvantagens desse serviço é estar disponível apenas em maquininhas da Rede, o que limita seu alcance e pode fazer com que você não consiga utilizar o aplicativo tanto quanto seus concorrentes.

Até o momento, o iti não disponibiliza cartão de crédito ou débito próprio, impossibilitando funções extras, como recarga de celular, por exemplo.

PagSeguro

A carteira digital do UOL, a PagSeguro, é bastante semelhante a opção anterior, oferecendo transferência de dinheiro e sendo compatível apenas com maquininhas específicas, a Moderninha e a Minizinha.

Com o PagSeguro, o usuário consegue criar uma própria conta bancária no PagBank e fazer a solicitação de cartões de crédito e débito e vinculando-as. Dessa forma, é possível realizar transações com mais facilidade dentro do aplicativo.

Além disso, mesmo que você não procure um cartão de crédito, você pode usar o cartão virtual pré-pago do PagSeguro, podendo abastecê-lo com dinheiro de outras contas e utilizando apenas o saldo que deseja gastar. O pagamento também é feito por um QR Code em qualquer estabelecimento credenciado.

Mercado Pago

Por fim, apresentamos nossa última opção: o Mercado Pago. Ele é pioneiro no segmento de carteiras digitais e oferece os mesmos recursos que já listamos aqui: transferência de dinheiro, pagamento de contas, cashback e sistema de cupons promocionais para transações como recarga de celular, bilhetes de transporte e abastecimento em postos conveniados.

O pagamento para os usuários é feito também via QR Code e somente em máquinas da Cielo nos estabelecimentos credenciados com a plataforma digital.

Qual a melhor carteira digital?

Dito tudo isso, é possível elencar as opções mais vantajosas entre essas 4 carteiras digitais, mas tudo depende do seu objetivo. No caso do cashback e da abrangência do serviço, o PicPay pode ser a melhor opção. Para quem prefere a opção de cartão pré-pago, por outro lado, o PagSeguro é ideal.

Enfim, existem semelhanças e diferenças entre todas as opções que citamos aqui. Analise cada uma, faça uma lista das suas prioridades e compare os serviços. Sabendo o ponto forte de cada uma delas, sua escolha será muito mais fácil.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Piotr Swat, via Shutterstock.