Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda: será que vale a pena comprar imóvel para alugar?

Comprar imóvel ou investir em fundos de investimento? Confira a melhor opção

Você já parou para pensar na possibilidade de comprar um imóvel para alugar e conseguir uma renda extra? Aparentemente, esse tipo de atividade vem em queda desde 2008, e por isso muita gente ainda fica na dúvida se essa estratégia faz sentido na economia atual. Mas a resposta é que sim, uma vez que ainda existem opções rentáveis. Então, para saber quando é vantagem investir em imóveis ou aplicações financeiras do setor imobiliário, confira a seguir!

Entenda: será que vale a pena comprar imóvel para alugar?

O primeiro ponto é falar sobre a diferença entre comprar imóvel para alugar, e investir em fundos imobiliários. Em 2021, 90% dos fundos imobiliários que compõem o IFIX, o índice que reúne os FIIs mais negociados na bolsa, tiveram um retorno com dividendos superior ao retorno médio obtido diretamente com a locação de imóveis.

Entre as vantagens que atraíram mais de 370 mil investidores para os FIIs em 2021, estão a isenção tributária, possibilidade de diversificação e facilidade de acesso. Desse modo, para muita gente, a locação do imóvel acaba não sendo a opção mais vantajosa. Afinal, é preciso considerar a taxa para a imobiliária, e também o imposto sobre o aluguel.

Para quem não sabe, o fundo imobiliário é uma espécie de “condomínio” de investidores. Assim, juntos, eles aplicam seus recursos no mercado imobiliário, e dividem os ganhos obtidos, na proporção em que cada um aplicou. Ok, mas o que vale mais a pena?

Comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários?

Basicamente, a sua renda líquida mensal ao comprar e alugar um imóvel vai variar de 0,3% a 1% /mês do valor pago pelo imóvel. Daí, basta comparar a lucratividade dos Fundos de Investimentos Imobiliários, e fazer sua escolha. Em 2021, por exemplo, o retorno médio com aluguel de imóveis residenciais ficou em torno de 4,66% ao ano, ou 0,39% ao mês. Os valores são do índice FipeZap.

Enquanto isso, dos 103 fundos imobiliários que faziam parte do índice IIFIX, 92 tiveram retorno com dividendos acima do retorno com locação de imóveis, variando entre de 4,70% até 18,9% ao ano. Portanto, em muitos casos o fundo é mais vantajoso.

Por fim, além disso tudo, em 2021, é preciso considerar que, em 2021, as cotas dos fundos imobiliários caíram, em média, 2,2%. No ano anterior, a queda havia sido ainda pior, de 10%. O importante, então, é entender seus objetivos. Se o investidor tem como objetivo a geração de renda, mais do que o ganho de capital, os FIIs podem ser uma boa opção.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alexander Raths / Shutterstock.com