Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Compras on-line devem aumentar nos próximos meses; entenda

Nos últimos anos, os consumidores têm aumentado o hábito de realizar compras on-line por diferentes motivos. Saiba mais!

As compras on-line estão cada vez mais comuns entre os consumidores. Atualmente, grande parte das varejistas contam com um canal digital para a venda de produtos e até mesmo redes sociais. Por isso, muitas pessoas preferem adquirir novos itens pela internet ao invés de ir presencialmente a uma loja física.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Octadesk e pela Opinion Box, nos últimos meses, 58% dos entrevistados alegaram que realizaram mais compras de forma digital do que em espaços físicos. 

Ainda, outro dado que chama a atenção é que 62% dos consumidores realizam de 2 a 5 compras on-line a cada mês, sendo que 3 em cada 10 fazem isso pelo menos uma vez por semana. Nesse sentido, para isso, a maioria usa os próprios sites e lojas virtuais (63%).

Aumento das compras on-line 

Com base nos últimos meses, o levantamento aponta que em relação às compras feitas pela internet, houve um aumento de 64%. Além disso, 54% acreditam que elas devem seguir em trajetória de alta nos próximos 12 meses.

Veja também:

Home office ou presencial: qual modelo de trabalho é melhor?

Assim, diante dessa realidade, apenas 4% disseram que a prática diminuiu nos meses anteriores e 3% afirmaram que deve haver uma redução nos meses futuros. Em contrapartida, 43% alegaram que o patamar deve se manter o mesmo. 

Confira seus direitos ao realizar uma compra pela internet
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

Preferência pelas compras na internet

A pesquisa ainda indica quais são os fatores que fazem com que os brasileiros prefiram comprar pela internet ao invés de lojas físicas tradicionais. Confira:

  • Preços mais em conta do que nas lojas físicas: 58%;
  • Praticidade de comprar sem sair de casa: 57%;
  • Promoções que só encontra na internet: 56%;
  • Facilidade para comparar preços: 49%;
  • Maior variedade de produtos: 38%. 

Por outro lado, quem prefere as lojas físicas cita aspectos como levar o produto na hora (57%), poder ver e tocar nos itens (55%), achar mais seguro (23%) e a possibilidade de negociar com o vendedor (20%).

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com