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Comunicado urgente sobre golpes financeiros; confira agora

Comunicado urgente sobre golpes financeiros: Fique atento e proteja suas informações. Saiba como se prevenir contra fraudes.

Com a revolução digital transformando a maneira como gerenciamos nossas finanças, os aplicativos bancários tornaram-se peças fundamentais no cotidiano dos brasileiros. No entanto, esse avanço traz consigo um aumento preocupante nos casos de golpes virtuais, uma realidade que afeta grande parte da população brasileira.

Uma pesquisa recente, realizada pelo Datafolha a pedido do Nubank, revela que sete em cada dez brasileiros já ouviram falar ou conhecem alguém que foi vítima de golpes em aplicativos de instituições financeiras. Esse dado alarmante destaca não apenas a prevalência dos golpes digitais, mas também expõe a vulnerabilidade dos usuários na era da informação.

Por que os golpes em aplicativos bancários estão mais comuns?

Segundo o levantamento, que contou com a participação de 1.700 indivíduos com conta em instituições financeiras, 56% dos entrevistados atribuem os golpes à falta de conhecimento ou ingenuidade dos usuários. Enquanto isso, 15% creem que falhas de segurança por parte das instituições financeiras são as responsáveis, e outra parcela igual dá crédito à habilidade dos criminosos.

Pessoa digitando em um teclado de computador. Em cima, um sinal de alerta em vermelho. golpes
Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Essa percepção dupla ressalta a complexidade do problema e a necessidade de uma abordagem multifacetada para enfrentá-lo. Interessante notar que, apesar da alta percepção de risco, 81% dos entrevistados afirmam estar atentos à sua segurança digital, indicando um paradoxo entre o reconhecimento do perigo e a confiança na própria precaução contra fraudes.

Como os usuários e os bancos podem se proteger?

O professor de segurança da informação do Insper, Rodolfo Avelino, aponta para uma falta de compreensão sobre os desafios de se proteger na internet. Dessa maneira, esta percepção é essencial para desenvolver estratégias mais eficazes de segurança digital tanto para os bancos quanto para seus clientes.

A distinção entre fraude e golpe, conforme classificado pelo Banco Central, revela que os esquemas visando os clientes (golpes) estão em ascensão em comparação com as fraudes, que miram as instituições. Isso se deve, em parte, ao reforço nas defesas digitais dos bancos, dificultando a ação direta contra as instituições.

Qual é a política de ressarcimento em casos de fraude ou golpe?

Diante de um golpe, as instituições financeiras realizam uma análise caso a caso para decidir sobre o ressarcimento. Casos comprovados de fraude por falha do banco resultam em devolução dos valores aos clientes. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa análise considera as evidências apresentadas pelos clientes e as informações das transações realizadas.

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A Febraban também enfatiza a importância da informação como ferramenta de proteção contra tentativas de golpe. A realização de campanhas educativas e o investimento anual de aproximadamente R$ 4 bilhões em tecnologia da informação por parte dos bancos são medidas complementares para fortalecer a segurança das transações financeiras dos clientes.

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