Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira a previsão de novo edital do concurso do INSS

A equipe de transição de governo estuda a possibilidade de novo concurso do INSS. Entenda a situação.

Novo edital do concurso do INSS pode ser lançado em breve. A situação vem sendo estudada pela equipe de transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ao todo, devem ser ofertadas mais de 1 mil vagas pelo novo certame. A proposta tem como fundamento a informação de que a contratação de mil técnicos pelo concurso atual não é suficiente para atender as necessidades do instituto.

Lula cita desmonte promovido pelo atual governo e novo concurso do INSS pode ser anunciado

Recentemente, Lula criticou em publicação nas redes sociais a atual situação do Instituto Nacional do Seguro Social. O presidente eleito chegou a citar um “desmonte” do INSS, afirmando ainda que diante da fila de espera deixada pelo atual governo, muito trabalho precisará ser feito.

De acordo com informações do site oficial do PT, os 5 milhões de processos que esperam análise do INSS estariam há mais de 45 dias aguardando o processo.

A equipe de transição de Lula criou um grupo de trabalho para realizar a análise dos dados atuais da Previdência Social. Com isso, o grupo espera poder pensar em medidas necessárias para serem tomadas a partir de 2023.

Novo governo estuda situação da Previdência Social

Em meio a transição de governo, a equipe de Lula estuda a situação do momento do INSS e busca definir propostas para a redução das filas.

De acordo com solicitação enviada ao Ministério da Economia, o certame atual do INSS não conta com vagas para Analista do Seguro Social com nível superior. Ao total, foram 1.571 vagas que não foram contempladas.

É importante destacar que, para que um novo concurso seja realizado no Governo Lula que se inicia a partir de janeiro, é preciso que as vagas reservas do concurso atual sejam preenchidas pelos aprovados. Ao todo, foram 3.373 oportunidades que podem ter chamada em até um ano, que pode ser prorrogado por mais um ano.

Imagem: Zigres/shutterstock.com